Criar vantagem competitiva sustentável em tempos de grande concorrência e inúmeras incertezas econômicas se tornou o diferencial entre o possível sucesso e o fracasso.
O número de empresas que fecharam as portas em 2015, segundo a Neoway, uma empresa especializada em inteligência mercantil, chega a 1,8 milhão. Parte desse número está ligado à má gestão das empresas, outra parte está ligada à crise que atinge o comércio e as indústrias e temos ainda outros tantos motivos que podem ser a causa desses fechamentos.
O fato é que tanto a má gestão quanto a crise podem ser contornadas, entretanto, é preciso um planejamento extremamente minucioso. E criar uma vantagem competitiva sustentável se inclui nesse processo de planejamento que transforma a tarefa de ter uma empresa lucrativa e saudável infinitamente mais fácil.
E é sobre essa maneira de tornar as empresas mais lucrativas através da vantagem competitiva sustentável que falaremos neste artigo.
O que é vantagem competitiva sustentável?
Antes de falarmos sobre como obter a vantagem competitiva para o seu negócio, precisamos entender do que se trata esse conceito.
De maneira bem direta, vantagem competitiva tem como ponto de partida a competência da empresa, a partir daí, trata-se de encontrar algum diferencial que faz com que o seu negócio seja mais valioso que o da sua concorrência mediante o ponto de vista dos clientes. Ou seja, dentro do seu próprio processo existe alguma habilidade que transforma a sua empresa melhor que as outras do mesmo nicho.
Já quando falamos em vantagem competitiva sustentável, falamos em algo que deixe a sua empresa melhor que a concorrência de maneira que não lhe custe mais e que seja possível de se manter em longos prazos sem que grandes esforços sejam necessários.
Veja, caso o processo para se destacar dependa de fatores como a contratação de novos funcionários, mais gastos, mais horas trabalhadas e assim por diante, ela deixa de ser sustentável, logo, não pode ser aplicada por muito mais tempo.
Por que criar vantagem competitiva sustentável?
Conforme falamos, atualmente a concorrência e o período de incertezas políticas e econômicas acabam forçando o fechamento de inúmeras empresas, mesmo aquelas que possuem uma boa equipe ou bons produtos acabam não escapando deste triste fim. Por isso, para evitar o fechamento de suas empresas, os gestores e empresários precisaram buscar novas saídas para aumentar a saúde financeira de seus negócios sem a necessidade de grandes investimentos.
E por que ser sustentável? Bem, porque este modelo de vantagem oferece ao empresário que sua empresa seja mais competitiva e ganhe a concorrência de maneira mais duradoura.
Quando falamos em vantagem competitiva sustentável, falamos em evitar que a cada mês, o empresário precise criar uma nova estratégia para vender mais. Promoções, por exemplo, passam a ser ações que podem entrar em cena quando existe algum produto em excesso no estoque, mas não precisa ser algo mensal para alcançar mais clientes.
As técnicas utilizadas para ganhar competitividade sustentável devem visar a melhoria de uma série de processos a médio prazo, para assim, oferecer maiores benefícios de forma permanente.
Como começar?
Agora que entendemos o que é vantagem competitiva sustentável e sabemos porque ela é tão importante para um negócio, é chegada a hora de colocar a mão na massa.
Antes, porém, precisamos ter em mente que a vantagem competitiva deve seguir três fatores cruciais, que são: gerar valor ao cliente, ser insubstituível e ser sustentável. Desta forma, antes mesmo de começar o planejamento, é necessário entender que a proposta, necessariamente, precisa oferecer ao cliente alguma melhora significativa para sua experiência.
Além disso, é fundamental fazer algo que a sua concorrência não esteja fazendo e que, caso queiram copiar, esse processo seja dificultado, sem falar que deve ser possível sustentar essa nova proposta ao longo do tempo.
Agora sim, podemos começar a planejar:
O primeiro passo é analisar, o mais profundamente possível, a sua concorrência. Conforme falamos, nosso foco está em fazer o diferente, logo, precisamos estar atentos ao que é praticado por outras empresas do mesmo nicho.
Parte dessa análise está em entender o comportamento dos clientes e do mercado para, assim, ter a possibilidade de entender profundamente suas necessidades, desta forma, a sua empresa pode supri-las, fazendo com que se destaque naturalmente.
O segundo passo é estar atento aos custos da sua operação, que são repassados ao produto e, por consequência, ao consumidor.
O segredo do sucesso aqui está em produzir com qualidade, mesmo com a diminuição dos custos, para chegar a isso, o empresário precisa rever seus processos inteiros em busca de pequenas falhas que acabam por encarecer o produto. Vale informar que para este tópico, existem ferramentas específicas que podem auxiliar, como é o caso de Sistemas de Gestão.
O terceiro passo é ter foco. Existem muitas empresas que, no desespero de vender mais, acabam atuando em várias frentes diferentes…trata-se de um grande erro!
Esse processo também é conhecido como Estratégia de Segmentação e seu foco pode ser definido de forma geográfica, comportamental, física e assim por diante.
Por fim, o último passo, é entender o conceito de capacidade dinâmica, que nada mais é que entender como a empresa pode alcançar e, o principal, como sustentar a vantagem competitiva.
Compartilhe conosco sua experiência em vantagem competitiva sustentável, ficaremos felizes em ler a sua história também.