6 dicas para otimizar os processos gerenciais da sua empresa

A otimização dos processos gerenciais de uma empresa, independentemente do seu tamanho, é essencial para uma maior agilidade e até mesmo segurança nos negócios. No post de hoje, você verá 6 maneiras de otimizar os processos gerenciais de sua empresa e quais são as vantagens que isto trará para o seu negócio.

 

entenda-Processos-Gerenciais

 

1. Entenda os processos gerenciais

 

Neste primeiro momento é preciso entender o que são os processos gerenciais e qual a importância de sua otimização. Eles podem ser representados pelas diferentes ações que são desempenhadas em uma empresa e que têm como foco principal a obtenção de lucro por meio da atividade principal do negócio.

 

Assim, uma boa gestão de processos gerenciais leva em conta fatores como: redução de custos no processo produtivo com a manutenção da qualidade dos produtos ou serviços que deverão ser diferenciados da concorrência, melhoria contínua nos processos administrativos, economias inteligentes de recursos humanos e financeiros e outros, que variam de uma empresa para outra.

 

diferencas-Processos-Gerenciais

 

2. Saiba as diferenças entre os principais tipos de processos dentro da empresa

 

Partindo do conhecimento de que os processos gerenciais estão relacionados com as atividades da empresa, é possível dividi-los em categorias. Os processos primários são aqueles que estão relacionados com os clientes, determinando qual é o valor percebido por estes em relação ao que está sendo comercializado por sua empresa.

 

Esta categoria de processos possui uma ligação bastante forte com a cadeia de valor da empresa, ligado à compra, transformação e venda de produtos ou serviços. Os processos de suporte estão ligados de forma direta aos processos primários, já que são necessários para a sua concretização final.

 

Por fim, os processos gerenciais estão ligados às medições, controles e ainda ao monitoramento das atividades da empresa, possuindo, desta forma, uma influência direta sobre a realização de metas e objetivos. Assim como os processos de suporte não têm relação final com o cliente, eles buscam garantir que os objetivos operacionais, financeiros e ligados a outros aspectos da empresa sejam devidamente alcançados.

 

É preciso compreender que o conjunto destes processos pode ser conhecido como processos gerenciais e cada um deles depende, de forma direta ou indireta, das outras etapas. O monitoramento e controle de cada uma dessas etapas, de forma individual e também em conjunto, é essencial para o bom andamento das atividades da empresa.

 

otimizar-Processos-Gerenciais

 

3. Utilize um ERP para otimizar os processos primários

 

A utilização de um bom sistema ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de gestão financeira, é fundamental para a correta otimização de seus processos gerenciais. Com o uso destas soluções inteligentes é possível ganhar em diversos aspectos, começando pela facilidade na utilização, já que, normalmente, as interfaces destes softwares são bastante amigáveis, intuitivas e contam com suporte especializado disponível no caso de dúvidas.

 

Outro ganho importante trazido pelo uso de um ERP é a eficiência, já que ele permite a padronização nas atividades de sua empresa. Isso torna os processos mais simples, objetivos e seguros, uma vez que desvios podem ser reconhecidos e tratados imediatamente.

 

Pensando no uso do ERP nos processos primários, por exemplo, toda a recepção de mercadoria, requisição e saída por venda poderá ser devidamente padronizada e constantemente monitorada. O que permite, entre outras análises, conhecer detalhadamente o estoque, seu custo e o valor das receitas obtidas através da comercialização.

 

software-Processos-Gerenciais

 

4. Faça a gestão de processos de suporte através de um software

 

A gestão de processos de suporte também poderá ser feita com o uso de um bom ERP. Este software poderá, em um primeiro momento, ser utilizado para o monitoramento em tempo real das atividades que estão sendo desempenhadas. É possível obter retornos rapidamente através do uso de relatórios e dados obtidos deste sistema. Além disso, as atividades e o desempenho de tarefas dos colaboradores podem ser medidos.

 

As informações geradas podem ser utilizadas para a correção de rumo – principalmente em casos em que as tarefas não são desempenhas corretamente, de acordo com as previsões e a elaboração do planejamento da empresa. O sistema armazena dados e históricos, podendo trabalhar com projeções para o futuro do negócio.

 

controle-Processos-Gerenciais

 

5. Meça e controle suas atividades

 

A última etapa engloba todos os processos e é conhecida por sua característica de mensuração e controle de todas as atividades que foram desempenhadas na empresa. Será que o procedimento de recebimento, entrada no estoque e consumo das mercadorias está correto? Ou será que os colaboradores envolvidos nas outras atividades da empresa estão com o desempenho adequado?

 

Tudo isso poderá ser medido e controlado com o uso de um ERP que, ao ser utilizado em todas as atividades empresariais, poderá mostrar importantes informações sobre a empresa, a evolução dos seus processos, ou ainda, o que pode ser melhorado para o futuro.

 

vantagens-Processos-Gerenciais

 

6. Conheça as vantagens da tecnologia nos processos gerenciais

 

Você pode notar que o uso da tecnologia nos processos gerenciais é importante em todas as atividades da empresa. Este fato pode ser percebido através da padronização e agilidade nos processos, o que reduz custo com retrabalhos, já que elimina erros, falhas e gargalos de produção. Assim, por consequência, existe o aumento da lucratividade, já que os recursos são consumidos de uma forma mais racional.

 

O uso de um software também poderá auxiliar no monitoramento dos colaboradores e do desempenho destes na elaboração das tarefas. Além disso, outros tipos de relatórios poderão ser gerados de acordo com a necessidade dos tomadores de decisão da empresa. Por fim, estas atividades podem ser mapeadas, medidas e controladas e os dados obtidos em tempo real podem ser decisivos para a gestão estratégica do negócio.

 

Neste post você viu que os processos gerenciais da empresa são formados por todas as etapas relacionadas à atividade principal da organização. Através do uso de soluções inteligentes, interativas e modernas, eles podem ser padronizados, executados e controlados em tempo real, permitindo à empresa agilidade nas tomadas de decisão, tão necessária no mundo corporativo atualmente.

 

E na sua empresa, como é feita a gestão dos processos gerenciais? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

 

e-commerce-amplie-suas-vendas