A Avaliação de Desempenho é um instrumento aplicado pela gestão de recursos humanos, muito utilizado pelas organizações, que visa identificar na atuação dos funcionários, problemas de integração, supervisão, motivação, etc.
Nesse contexto, a Avaliação de Desempenho da empresa é um instrumento não apenas de mensuração, ou realizado para apontar falhas, mas sim uma ferramenta para aproveitar o melhor do potencial de cada funcionário, detectando como ele pode melhorar, traçando metas e objetivos para isso.
Como implantar uma Avaliação de Desempenho?
Segundo Wagner Siqueira, autor do livro “Avaliação de Desempenho – Como romper amarras e superar modelos ultrapassados”, o processo de avaliação de desempenho deve ser dividido em etapas:
- Acompanhamento diário do comportamento do funcionário em suas atividades, dificuldades, satisfação, integração sempre com feedback instantâneo do gestor;
- Identificação e resolução imediata dos problemas emergentes, procurando manter a de motivação do funcionário;
- Entrevistas de avaliação de desempenho, onde o avaliador e avaliado analisam em conjunto os resultados obtidos no período considerado e redefinem novas atividades e orientações ou se for o caso, corrigem ações do avaliado.
Aqui, o gestor precisa avaliar os pontos fortes e pontos fracos dos funcionários, a fim de identificar formas de melhoria ou até mesmo remanejamentos. Essa avaliação sempre busca o equilíbrio das metas das empresas com o bem-estar e satisfação do funcionário.
Métodos de avaliação de desempenho
Existem diversos métodos da avaliação de desempenho para se realizar no quadro de funcionários de uma empresa. O uso de cada um dos métodos varia de acordo com o gestor e suas ideias, objetivos e método de trabalho. Assim, vamos listar alguns dos métodos de avaliação mais utilizados:
1. Autoavaliação
Como o próprio nome diz, é a avaliação feita pelo próprio avaliado sobre a sua performance em relação as atividades e funções desempenhadas. Como em alguns casos há falta de sinceridade, o ideal é que após a autoavaliação, o gestor discuta os resultados com o avaliado.
2. Avaliação 360 graus
Dentre todos os métodos de avaliação de desempenho, a avaliação 360 graus é a mais completa, pois é realizada com todo o círculo de interação do avaliado. Assim participam da avaliação tanto o avaliado quanto gestores, colegas, colaboradores, fornecedores e até clientes.
3. Avaliação de potencial
Esse método é focado na carreira do funcionário na empresa. Ele pretende identificar quais os pontos fortes do avaliado que facilitarão o desenvolvimento das atividades que lhe serão atribuídas no futuro. Dessa forma, a empresa consegue identificar quais são os seus principais talentos e quais estão trabalhando abaixo de suas capacidades.
4. Balanced Scorecard (BSC)
Balanced Scorecard é a metodologia de avaliação de desempenho criada pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton. O método deles avalia o desempenho sob quatro principais perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
Quando realizar a Avaliação de Desempenho?
A Avaliação de Desempenho pode ser feita em qualquer momento que o gestor achar necessário. Mas o ideal seria que fosse realizada mensalmente a partir da contratação do funcionário, a fim de conseguir uma melhor análise da evolução da empresa com o funcionário em questão.
Em muitas empresas, a avaliação de desempenho ainda não é realizada, pois seus gestores alegam que esse processo requer muita operação e poucos resultados.
No entanto, um processo de avaliação de desempenho conciso e efetivo, pode se tornar uma ação muito positiva e motivacional para todo o quadro de funcionários e, consequentemente, para a empresa.
Por que fazer a Avaliação de Desempenho?
Por meio da Avaliação de Desempenho, é possível identificar diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma empresa. Sua aplicação pode ajudar os funcionários a entender suas funções, objetivos, expectativas, e o sucesso de seu desempenho. Além disso, fornece informações à gestão de Recursos Humanos para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento de cada indivíduo.
Entretanto, ela também pode gerar um certo desconforto entre os colaboradores, já que a necessidade de avaliar é uma fonte contínua de tensão. Para alguns, o processo explícito de julgamento pode ser desmoralizante e causar ansiedade e angústia nos funcionários. No entanto, em seu nível mais básico, a Avaliação de Desempenho é o processo de examinar e avaliar o desempenho de um indivíduo, podendo haver um meio termo aceitável entre a necessidade de avaliar os funcionários objetivamente, e a necessidade de incentivar e desenvolvê-los.
O intuito de sua aplicação é possibilitar o desenvolvimento profissional, o que não implica, de modo algum, em coagir os funcionários ou manipular seu comportamento. Muito pelo contrário, a Avaliação de Desempenho exige um relacionamento no qual cada um possa assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, e de forma planejada, colocá-lo em ação.
Assim, pode-se pensar na Avaliação de Desempenho como um importante meio para identificar os talentos dos colaboradores, otimizando o desempenho da equipe, e estimulando os esforços para alcançar resultados positivos para os funcionários, e consequentemente, para a empresa.
Neste artigo, vamos apontar quais são as 5 maiores vantagens da Avaliação de Desempenho para a gestão da sua empresa. Confira!
1. Melhoria da produtividade
A Avaliação de Desempenho pode ter um efeito profundo sobre os níveis de motivação e satisfação dos colaboradores. Ela oferece aos funcionários o reconhecimento por seus esforços de trabalho. 7 vantagens que um sistema de gestão pode oferecer à sua empresaso, você aumentando o estímulo e a motivação para o trabalho, pois a sua objetividade, clareza e transparência contribuem na obtenção dos objetivos e resultados individuais, e por isso, também nos resultados da organização.
Sendo um meio para desenvolver a gestão de recursos humanos da organização, a Avaliação de Desempenho viabiliza a identificação do grau de comprometimento de cada funcionário, bem como, quem possui qualificação superior ao cargo que executa.
Ela também define em que medida os programas de treinamento contribuem para a melhoria do desempenho dos funcionários, e colabora com a promoção do autodesenvolvimento de cada colaborador, decidindo se deve haver maior remuneração e promoção àqueles com desempenho satisfatório. Isso contribui para a melhoria da produtividade, gerando ganhos para todos: funcionários e organização.
2. Identificação de novos talentos
Muitos empresários já sabem da importância de reter talentos, e essa é a maior prioridade em organizações de todos os portes. Afinal, são esses funcionários que ajudam na organização e no objetivo estratégico do negócio, dando sustentação às vantagens competitivas da empresa. Mas como identificar esses talentos?
Com a Avaliação de desempenho, é possível identificar e valorizar o potencial dos seus funcionários, tornando-os mais motivados e proporcionando o desenvolvimento da empresa. A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários.
É essencial que os talentos da empresa tenham a sua performance reconhecida. Este reconhecimento não é somente monetário, mas também se dá através de um feedback positivo, ou seja, o funcionário deve saber que seu papel é imprescindível para o sucesso do negócio.
3. Feedback
Quando criamos expectativa nas pessoas, elas esperam que os resultados sejam apresentados, que os planos de desenvolvimento sejam traçados, e mais do que isso, elas querem ter o feedback do seu trabalho.
A Avaliação de Desempenho possibilita esse retorno aos funcionários analisados, para que possam investir em seu desenvolvimento, melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa.
O processo de avaliação não pune nem demite um funcionário que apresente um resultado insatisfatório, mas avalia seu potencial e, se necessário, orienta-o a mudar de atitude, focando no que pode ser melhorado. Dessa forma, gasta-se menos com a troca de pessoal e os funcionários respondem positivamente à avaliação.
4. Eliminação de “achismos”
A Avaliação de Desempenho evita os “palpites” a respeito do trabalho do funcionário. Ela possibilita que o gestor obtenha informações reais para avaliar de perto as implicações de uma possível mudança na gestão de recursos humanos da empresa. Os colaboradores também passam a entender os objetivos da gerência imediata.
Para muitos funcionários, uma entrevista oficial de avaliação pode ser a única alternativa para ter acesso exclusivo e ininterrupto com o seu supervisor. Ambos podem reconhecer e chegar a um acordo sobre as necessidades de formação e desenvolvimento individuais.
5. Viabilização da transformação
Manter a Avaliação de Desempenho pode trazer muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas da sua empresa, independentemente do seu porte.
A Avaliação de Desempenho também ajuda a reforçar as habilidades e motivar o funcionário a melhorar e buscar conhecimento nas áreas que precisam de mais atenção. A discussão de deficiências passadas pode levar a correções e melhorar o desempenho dos colaboradores.
Sendo assim, sua aplicação não é apenas importante no sentido de promover o desenvolvimento do colaborador que está sendo avaliado, mas também gera a transformação necessária para a empresa manter-se competitiva e em constante evolução.