Loading Logo

Gestão de Negócios

Como vender mais no Mercado Livre? 5 dicas para aplicar no seu negócio!

Publicado em 07/08/2020 às 16:40

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

O Mercado Livre, maior site de comércio eletrônico do Brasil, é “uma empresa de tecnologia que tem como objetivo democratizar o comércio eletrônico oferecendo a melhor plataforma e os serviços necessários para que pessoas e empresas possam comprar, pagar, vender, enviar, anunciar e gerir seus negócios na Internet”, como informa a empresa.

Somente no Brasil, o MercadoLivre.com é o 5º site mais acessado da Internet, com 52 milhões de visitantes únicos por mês, segundo um estudo de 2018 da ComScore. E, a cada segundo, nove vendas são realizadas na plataforma. Sua empresa vende Mercado Livre? Quer saber como vender mais no Mercado Livre? Continue acompanhando o texto e veja 5 dicas!

Como vender mais no Mercado Livre?

1.Crie títulos chamativos

A primeira dica para vender mais no Mercado livre é simples: crie títulos chamativos. Ao criar títulos chamativos, sem apelação, além de prender a atenção do público seu anúncio ainda tem mais visibilidade. Além disso, você precisa entender a forma que o seu público procura pelo seu produto.

E, uma forma de saber isso é acessando a página “O mais buscado” do Mercado Livre. Clique na categoria do seu negócio e veja os 40 termos mais buscados. Depois, crie um título chamativo que utilize um dos termos, de acordo com o produto vendido. Assim, aumentam as chances do seu anúncio ser encontrado e acessado pelos seus clientes em potencial.

2.Tire fotos de qualidade

O cliente que compra um produto pela internet não pode prová-lo ou tocá-lo e as fotos devem ter uma ótima qualidade para substituir essa interação. Então, invista em um trabalho de fotografia profissional e em equipamentos modernos, se possível. Se preferir faça algum curso de fotografia de produtos e estude para tirar fotos melhores. Mais que mostrar o produto de maneira fiel, as fotos também têm o poder de encantar os clientes, aumentando as vendas.

Além disso, faça uma boa descrição do produto que responda às perguntas que são mais frequentes para o tipo de produto anunciado e explique detalhes que não aparecem nas fotos. Essa pode parecer uma dica simples, mas vai evitar que você gaste tempo respondendo à perguntas que poderiam ter sido esclarecidas apenas na descrição.

3. Responda rápido

Outra dica importante e fundamental para vender mais no Mercado Livre é responder rápido. Responder rápido e de forma educada não deve ser um diferencial, mas uma obrigação para todas as empresas e também para as que vendem no Mercado Livre. Se alguém entrou em contato sobre a compra de um produto é porque já tem algum interesse em comprá-lo. A pessoa achou o seu anúncio, leu o título, clicou e gostou do seu produto. Ao demorar muito para responder você perde esse possível cliente para o seu concorrente.

Então, responda o mais rápido possível, seja educado, atencioso e dê muitos detalhes. Assim, você tem muitas chances de fechar a venda e de vender novamente para esse cliente, pois isso vai aumentar a satisfação dele. Além disso, ao responder rápido você aumenta a reputação e a visibilidade da sua empresa no Mercado Livre e pode vender mais também no futuro.

4. Ofereça segurança

Nos últimos meses as vendas pela internet cresceram, por causa da pandemia de COVID-19. No mês de abril as transações do varejo pela internet saltaram 209% na comparação com o mesmo mês de 2019, segundo dados da ACI Worldwide, empresa de sistemas de pagamento eletrônico.

Mas, com isso, os golpes em transações online também aumentaram. Ainda de acordo com os dados, a taxa de tentativas de fraude em abril ficou em 4,3% em abril deste ano, acima dos 3,8% registrados em abril de 2019. Isso faz com que os consumidores tenham um pouco de medo de comprar online. E, para vender mais no Mercado Livre você precisa oferecer e passar segurança.

Uma das formas de passar segurança é explicar a transação de forma detalhada. Então, explique todas as etapas da transação como compra, formas de pagamento, entrega do produto e garantia. Assim você passa mais confiança, segurança, credibilidade e aumenta as vendas.

5.Gerencie suas vendas

A última dica para vender mais no Mercado Livre é gerenciar suas vendas com um sistema de gerenciamento. O gerenciamento não vai só fazer você vender mais no Mercado Livre, mas também melhorar o funcionamento e produtividade do seu negócio de maneira geral. Com softwares de gerenciamento você pode consultar seus estoques, produção, fluxo de caixa e diversos outros pontos de sua empresa com apenas alguns cliques.

Para isso você pode usar um gerenciador como o ERPFlex, que é um Sistema de Gestão de Empresas que possui integração com o Mercado Livre. Com ele é possível gerenciar todo o conteúdo do Mercado Livre como pedidos, vendas e anúncios, com praticidade e agilidade. Além disso, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, pois tem dados armazenados na nuvem.

ERPFlex

O ERPFlex é um sistema de gestão que roda na web e permite o controle das principais operações da sua empresa, atendendo às áreas de compras, faturamento, estoque e financeiro de maneira totalmente integrada. A ERPFlex foi fundada em 2006, por Ernesto Haberkorn, reconhecido como o maior especialista em tecnologia aplicada a gestão empresarial no país. A empresa foi criada com o propósito de ter um sistema que rodasse na nuvem e que não precisasse investir em servidor e que pudesse ser acessado de qualquer lugar.

Gostou das dicas para vender mais no Mercado Livre? Para mais artigos como este acompanhe nosso blog!

Assine a Newsletter ERPFlex