O que é atacarejo e como ele pode mudar sua empresa?

Para saber o que é atacarejo, antes de mais nada, é preciso entender que os modelos de vendas tradicionais vêm sofrendo diversas alterações visando acompanhar, os comportamentos, também novos, dos consumidores.

Daí, partimos do pressuposto de que para empresas crescerem de forma sustentável, as mudanças em seus modelos de negócios se fez fundamental. E foi exatamente assim, que surgiu o atacarejo, uma nova modalidade de comercialização que está surgindo como tendência com certa força no mercado.

Para que seja possível entender o que é atacarejo decidimos fazer este artigo onde nos aprofundamos um pouco mais, tanto no atacado, quanto no varejo, para, aí sim, explicarmos esse novo conceito de vendas. Vamos lá?!

o-que-e-atacarejo

O que é atacado e como está o mercado?

Começaremos explicando um pouco mais sobre o atacado, que é quando as vendas são realizadas diretamente pelas fábricas para outras empresas, nunca para o consumidor final. Daí partimos para a principal característica deste modelo de comércio, que são as vendas em grandes quantidades.

Além disso, exatamente por se tratar de vendas em grandes quantidades e sem intermediários, os preços são bem mais baixos, chegando a ter uma redução de até 50% quando comparado ao varejo.

Quanto ao seu mercado, segundo o Ranking ABAD/Nielsen, o setor atacadista e distribuidor cresceu 3,1% no último ano, contando com um faturamento anual de R$ 218,4 bilhões. E vale lembrar que muito desse crescimento se deve, justamente, à incorporação do atacarejo ao setor.

o-que-e-atacarejo

O que é varejo e como está o mercado?

Já no varejo, o completo oposto ao atacado se aplica, ou seja, as vendas são realizadas para os consumidores finais e como principal característica, podemos considerar as vendas em pequenas quantidades.

Além disso, os valores cobrados no varejo são bem mais altos que os do atacado e quem define a margem de lucro são os próprios varejistas, cabendo ao consumidor final decidir em qual estabelecimento realizará sua compra.

A relação mercadológica do varejo também segue em rumo oposto ao atracado. Segundo Pesquisa do IBGE, o varejo sofreu uma queda de 6,7% no último ano,  tendo o seu pior desempenho desde 2004.

o-que-e-atacarejo

Vantagens e desvantagens do atacado

A partir do cenário apresentado, fica um pouco mais fácil compreender que a maior vantagem das compras no atacado é o valor bem mais baixo, entretanto, o atacado ainda pode oferecer alguns outros benefícios quando analisados mais a fundo.

Considerando que as compras são realizadas em quantidades maiores, é possível negociar bons preços e condições de pagamentos através de parcerias mais duradouras. Além disso, nesse modelo de compras, existe uma preocupação menor com a falta de determinado produto em estoque, o que permite ainda, um melhor planejamento.

Já as suas desvantagens, giram em torno, justamente da quantidade adquirida de um mesmo produto. Veja, caso o produto não possua uma durabilidade muito grande, ele pode se desgastar e perder valor, isso sem falar com o despendido na estrutura do estoque que guardará essa mercadoria.

Saiba mais sobre gestão de estoque clicando aqui.

o-que-e-atacarejo

Vantagens e desvantagens do varejo

Já no varejo, embora em queda, as vantagens permanecem como grandes atrativos. Antes de mais nada, a variedade é seu carro chefe. Já que não realiza vendas em grandes quantidades, o varejo permite ao consumidor escolher dentre diversas marcas e modelos para um mesmo produto de maneira a atender seu interesse.

Outra questão se refere à flexibilidade. Isso porque a negociação é infinitamente mais simples do que quando comparado ao atacado, portanto, descontos, parcelamentos e prazos de entregas são mais facilmente negociáveis. Além disso, para o caso de produtos onde um estoque não é aconselhável ou desejável, o varejo passa a ser visto como a melhor opção.

Já as desvantagens passam, antes de mais nada, pelos valores cobrados. Cada produto vendido no varejo possui em seu preço o custo da sua fabricação, do seu transporte do atacado para o varejo, os encargos pagos por ambos, o aluguel e as contas de consumo dos estabelecimentos e assim por diante, ou seja, não há como ficar com valores nem próximos dos pagos aos atacadistas.

o-que-e-atacarejo

 

Atacarejo, o melhor dos mundos!

Bem, antes mesmo de apresentarmos o atacarejo como a melhor saída para o momento do mercado, considerando todas as informações apresentadas neste artigo é preciso explicar o que é atacarejo.

Atacarejo é um modelo de comércio onde características do Varejo e do Atacado são mescladas, e claro, que a mescla é focado justamente nas suas principais vantagens, ou seja, vendas no varejo com preço de atacado.

Além disso, a característica mais atraente deste modelo de negócio é que os atacarejos oferecem seus produtos com dois preços diferentes, sendo um mais caro para compras em menores quantidades e um mais barato para compras em maiores quantidades, atendendo assim, aos mais diversos interesses.

Fato é que os atacarejos estão numa grande crescente e não só empresas, como consumidores em geral, estão buscando novas possibilidades, por isso, as empresas precisam se adaptar e buscar meios de atender esses novos costumes sem que para isso, percam dinheiro ou poderio.

Em poucas palavras, crescimento sustentável, atualmente, passa pelo atacarejo!

Para saber mais sobre o que é atacarejo e como ele pode ajudar o seu negócio, fique atento ao nosso blog e assine nossa newsletter.

o-que-e-atacarejo