Como uma administração financeira eficiente ajuda sua empresa a ganhar dinheiro?

Uma administração financeira eficiente em uma empresa significa mais do que controlar contas a pagar, a receber e o faturamento. Embora todos esses sejam elementos indispensáveis para uma boa gestão, eles não são os únicos: é preciso investir em um posicionamento realmente estratégico e que influencie diretamente o crescimento da empresa.

Ao obter a eficiência na gestão financeira, seu negócio se torna mais capaz de ganhar dinheiro em uma série de situações. Confira exatamente como uma administração financeira eficiente ajuda sua empresa a aumentar seu faturamento!

o-que-e-erp

Ajuda a tomada de decisão

A eficiência da administração financeira da sua empresa depende da obtenção e análise de informações. Essas informações aparecem em forma de relatórios financeiros, análises e aquisição de dados de todos os tipos. Por causa disso, um bom controle dessa administração ajuda a tomada de decisão de maneira importante.

Com uma administração financeira eficiente você pode definir o momento ideal para fazer investimentos ou quais investimentos devem – ou podem – ser feitos. Também é possível identificar necessidades de redução de custos ou de realocação de recursos para áreas mais prioritárias.

Isso elimina a ideia de tomar decisões baseadas no feeling empresarial, que apesar de ter o seu valor também significa tomar decisões menos assertivas ou que possuem mais chances de erro. Isso faz a empresa ganhar dinheiro porque são eliminadas as situações em que decisões menos vantajosas são tomadas pelo fato de não haver informações disponíveis para uma boa escolha.

 

o-que-e-erp

Permite desenvolver estratégias para mais lucratividade

Ao conhecer a margem de lucro do seu negócio, é possível controlar os descontos para que eles não deem prejuízo. Com esse tipo de controle, fica mais fácil realizar promoções segmentadas e que atraem mais clientes. Além de isso expandir a base de clientes e potencialmente fidelizá-los, também há um aumento da lucratividade como um todo devido ao aumento do volume de vendas.

Outra atitude possível é que ao conhecer muito bem os resultados financeiros é possível atuar de modo a estabelecer metas de redução de custos. Mais do que isso, é possível criar essas metas para áreas em que a qualidade final do produto não vai ser afetada. Nesse caso, o produto vai custar menos para ser produzido ou manuseado e ainda assim vai manter a qualidade. Mantendo-se o mesmo preço, aumenta-se a margem de lucro e, portanto, a lucratividade em geral.

 

guia-definitivo-sobre-o-que-e-erp

Favorece a definição de metas financeiras

Falando em metas, é graças ao conhecimento da situação financeira da empresa que é possível definir quais serão as outras metas financeiras do negócio. É o caso de estabelecer, por exemplo, quais serão os custos com atividades secundárias e quais serão os custos ligados ao core business.

Fazer essa definição de maneira bem-sucedida é importante para a empresa porque é isso que vai planejar o crescimento da empresa, como ao levantar recursos para investimentos, por exemplo.

Com a definição de metas, também vai ser possível acompanhar e avaliar se o que foi definido em planejamento está sendo entregue dentro dos prazos esperados. Se a resposta for não, é possível atuar de maneira dinâmica para alcançar os resultados desejados.

 

o-que-e-erp

Garante menor pagamento de impostos

A contabilidade fiscal é um dos grandes problemas e entraves para as empresas brasileiras, mas ela pode ter sua influência parcialmente diminuída com uma administração financeira eficiente. Isso se deve ao fato de que com mais eficiência na área de finanças, fica fácil saber se a empresa está sob o regime de tributação correto.

Para pequenas empresas, o Simples Nacional normalmente é o mais indicado, mas na prática nem todo negócio se beneficia verdadeiramente desse regime. Dependendo da margem de lucro e do volume de vendas, adotar o lucro presumido pode significar um pagamento tributário menor. Já empresas que precisem compensar algum tipo de perda ou se beneficiem de uso de créditos fiscais podem ter resultados melhores quando colocadas sob o regime de lucro real.

Essa análise permite saber o exato momento em que a adoção de um regime tributário se torna mais vantajoso do que outro para a sua empresa, levando a um pagamento menor de impostos de maneira totalmente regular.

 

o-que-e-erp

Fornece saúde financeira e tranquilidade em longo prazo

O capital de giro, por sua vez, é um dos elementos financeiros mais importantes para qualquer empresa. É ele que garante o sustento de operações do negócio por um determinado período de tempo e que, portanto, traz mais segurança para a sua operação.

Ao ter uma administração financeira eficiente, você também tem um controle eficiente do capital de giro. Isso significa que ele não é grande ou pequeno demais, duas situações em que a segurança do seu negócio poderia ficar comprometida.

Com o dimensionamento correto e a disponibilidade desse capital, você garante a saúde financeira do seu negócio e estabelece maior tranquilidade no longo prazo.

 

o-que-e-erp

Funciona como um diferencial competitivo

Uma administração financeira eficiente permite que a empresa conheça melhor o seu negócio e a sua operação em si. Com mais conhecimento sobre as finanças, a empresa se planeja melhor, se prepara melhor e fica mais pronta para encarar os diferentes desafios de mercado.

Mais do que isso, muitas empresas concorrentes não compreendem a necessidade de ter uma administração financeira bem estruturada. Por causa disso, sua empresa pode ganhar dinheiro porque pode ganhar mais clientes ao oferecer preços mais competitivos e melhor qualidade, por exemplo.

Por outro lado, se a sua empresa não tem uma administração financeira eficiente ela acaba perdendo para empresas maiores ou mais estabilizadas no mercado. O resultado é uma progressiva perda de oportunidades de crescimento ou estabilização, que podem culminar no encerramento do negócio.

Ter uma administração financeira eficiente permite ao seu negócio ter um controle efetivo sobre o crescimento. Isso se deve principalmente ao aproveitamento de oportunidades e à visão de longo prazo. Se a sua empresa está com essa área deficiente então esse é o momento de planejar a implantação dessa eficiência e buscar a profissionalização. Os resultados aparecem no longo prazo, já que essa eficiência funciona de maneira estratégica e de modo a apoiar a evolução da empresa.

Como anda a administração financeira da sua empresa? Quais são os seus maiores desafios nesse sentido? Aproveite para comentar.

e-book - gestão financeira