Blog

[E-book] Empresa no Simples Nacional: Tudo o que você precisa saber sobre esse regime tributário

Publicado em 26/04/2017 às 13:25

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Ter uma empresa no Simples Nacional pode ajudar a diminuir os problemas dos pequenos e médios empreendedores que estejam sofrendo com os impostos. Para isso, conheça as facilidades e benefícios do Simples Nacional!

Contar com esse regime tributário vai ser essencial para a sua PME crescer, já que a carga tributária e o tempo dedicado ao cumprimento de obrigações impostas pelo governo são bem menores. Para ajudar a tomar uma decisão (ou mesmo avaliar se esse regime é o certo para a sua empresa), nós da ERPFlex nos unimos ao Arquivei para lançar o e-book “Simples Nacional”!

 

Quer mais motivos para conhecer o Super Simples? Então acompanhe!

empresa-no-simples-nacional

Empresa no Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime de tributação voltado às empresas de Pequeno Porte e Microempresas. Sua principal característica é a simplificação da tributação através de uma única cobrança para impostos Federais, Estaduais e Municipais.

Antes, esses impostos eram cobrados de forma independente, com guias e com datas diferentes, e o pior, com alíquotas muitas vezes dignas de grandes empresas. As empresas optantes pelo Simples Nacional devem recolher os impostos usando como base sua receita bruta seguindo as alíquotas abaixo:

  • Comércio: de 4% à 11,61%
  • Indústria: de 4,5% à 12,11%
  • Serviços: de 4,5% à 17,42%

empresa-no-simples-nacional

Desafios do Simples

Quanto mais você fatura, mais paga em tributos. No Simples, as alíquotas são progressivas e aumentam de acordo com a sua receita bruta. Tributo é custo, portanto, por isso deve ser considerado com a maior exatidão possível na formação do preço de seus produtos e serviços, evitando que você caia em prejuízos.

Para garantir um controle mais efetivo, é interessante contar com sistemas de gestão que possam facilitar a carga de tarefas, desde a emissão de notas fiscais até a apuração do cálculo do Simples Nacional.

Na transição do Simples Nacional para outros regimes tributários, uma PME tende a pagar, em média, 40% a mais em tributos. É um golpe muito forte para a empresa, e o empreendedor se vê obrigado a tomar decisões que, no longo prazo, podem prejudicar tudo que foi construído até o momento, como diminuir o ritmo das operações ou até sonegar impostos.

Inclusive muitas empresas se perguntam se vale a pena ter duas empresas no simples nacional para reduzir os custos?

Quer conhecer mais sobre esse “super” regime tributário? Veja o que te aguarda no e-book Simples Nacional:

  • O que é o Simples Nacional?
  • Como funciona o Simples?
  • Quem pode aderir? Como fazê-lo?
  • Entendendo a tributação e o impacto disso na sua empresa
  • Desafios de crescimento para PMEs

Faça o download gratuito!

Para fazer o download gratuito do e-book “Simples Nacional”, é só clicar no botão abaixo:

 

 

Toda semana, publicamos artigos relacionados a gestão empresarial, e-commerce, planejamento financeiro, sistemas de e contabilidade, tudo para direcioná-lo ao sucesso do seu empreendimento. Além disso, produzimos mensalmente materiais gratuitos, como planilhas, webinars e e-books como este.

Por isso, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter (do lado direito da página), ou nos adicionar nas redes sociais para ficar por dentro do que acontece por aqui.

Se este e-book sobre empresa no Simples Nacional for útil para você e sua empresa, envie para outras pessoas que possam ter interesse, e não se esqueça de compartilhar, utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui do lado esquerdo da página.

Assine a Newsletter ERPFlex