Blog

Gestão de estoque: tudo o que você precisa saber!

Gestão de estoque

Em tempos de pós-pandemia, é fundamental para a sobrevivência das empresas focar em uma estrutura sólida de negócios. O investimento em novas tecnologias não é mais uma opção e sim uma necessidade. E a gestão de estoque é um pilar essencial nos negócios das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Entender os preceitos e aplicar as melhores práticas pode ser decisivo para sua empresa alcançar melhores resultados, com processos mais produtivos e dessa maneira otimizar os negócios como um todo.

Neste guia vamos explicar tudo sobre gestão de estoque, desde o seu funcionamento na prática até os seus benefícios e aplicações no dia a dia. Confira!

Afinal, o que é a gestão de estoque?

A gestão de estoque nada mais é do que o processo que garante planejamento, execução e controle dos recursos armazenados dentro de uma empresa. Isso significa ter o controle de insumos e de todas as mercadorias armazenadas, inclusive dos produtos em desenvolvimento.

Ter o controle total do fluxo de entrada e saída dos produtos e mercadorias, além do registro e fiscalização de todos os ativos é essencial para o sucesso dos negócios. E o controle de todos esses produtos é feito pelo monitoramento e análise de tudo no estoque.

Isso permite à empresa entender o panorama dos seus negócios, permitindo o controle de todo o seu fluxo de mercadorias e a quantidade de demandas por determinado produto em um momento específico. 

A má gestão de estoque tem consequências ruins para os negócios, podendo até mesmo decretar o seu fim. Ela foca acima de tudo no equilíbrio operacional envolvendo o armazenamento, compras e entregas de produtos e insumos. Tudo isso para garantir o sucesso e o pleno abastecimento de todas as demandas da empresa.

Com o passar do tempo e as evoluções tecnológicas, as empresas foram adotando ferramentas diversas de controle de estoque, indo desde planilhas e manuais até mesmo a softwares e aplicativos que garantem a automatização do processo em todo o seu fluxo, proporcionando muito mais agilidade e produtividade.

A importância do controle de estoque para as empresas

Sem uma estratégia assertiva de controle de estoque muitas empresas acabam perdendo competitividade e a possibilidade de conseguir alcançar melhores objetivos e resultados. Ter uma operação estruturada, com a definição de um panorama amplo de todas as demandas da empresa também é um dos principais objetivos da gestão de estoque.

O controle de estoque eficiente assegura a disponibilidade de determinado produto, garantindo que o seu cliente o terá à disposição na hora da compra.  Ela que vai levar a empresa rumo a decisões assertivas na parte operacional e estratégia do negócio, evitando prejuízos e desgastes desnecessários com os seus clientes.

Com o mercado cada vez mais dinâmico e concorrido, é muito importante otimizar processos, recursos e focar na produtividade, impactando positivamente todo o fluxo de trabalho. Isso possibilita as empresas um controle mais amplo sobre o seu orçamento, possibilitando às empresas tomarem melhores decisões estratégicas nos negócios.

Conheça os princípios da gestão de estoque!

Cada empresa possui um modelo operacional específico, mas a gestão de estoque visa otimizar o fluxo de produtos armazenados, com o máximo de controle e eficiência no armazenamento e distribuição.

Em alguns negócios esse controle ainda é feito de forma manual, com planilhas servindo de referência para todo o controle do estoque. Mas ao longo do tempo cada vez mais negócios vem optando por um software que otimiza o controle de todo o estoque, com a possibilidade de controle de todo o escopo dos produtos em comercialização.

É importante destacar que existem alguns princípios aplicados em uma estratégia de gestão de estoques. Isso significa garantir a aplicação de boas práticas que facilitem todo o fluxo de trabalho do negócio.

Monitoramento de todo inventário

O monitoramento constante de todos os produtos disponibilizados com precisão é fundamental para facilitar as tomadas de decisões. Isso significa estar sempre em alerta com as movimentações que possam ocorrer de acordo com o fluxo de demandas. E a utilização de um software de gestão garante mais agilidade e eficiência na administração dessas informações.

 Previsão de demanda

A previsibilidade é essencial para o fluxo produtivo das empresas. Com ela é possível se preparar para períodos de alta demanda, como, por exemplo, datas especiais. O seu objetivo é entender o fluxo de demandas de um negócio, facilitando as tomadas de decisões estratégicas e dessa maneira alocando recursos de forma muito mais eficiente.

Inventários rotativos

O inventário rotativo trata-se da recontagem de um estoque em um determinado período. Com esse método você tem o controle total do estoque, o que reduz de forma significativa as imprecisões e distorções, com dados claros e precisos.

Análise do histórico de venda e compra do produto

Realizar a constante análise dos históricos de venda e compra de produtos é fundamental na estratégia de gestão de estoque. Existem várias formas de fazer essa análise, até mesmo por planilhas mais simples.

Porém, com o advento de soluções tecnológicas mais eficientes, muitas empresas utilizam um software de gestão de estoque para automatizar o processo, garantindo muito mais produtividade, eficiência e controle dos produtos.

Os principais benefícios de um bom controle de estoque

São diversos os benefícios proporcionados por uma estratégia eficiente de gestão de estoque. É claro que cada negócio possui uma característica e operação própria, mas uma boa gestão de estoque pode realmente impulsionar os negócios.

Listamos os principais deles na sequência:

  1. Redução de custos – A gestão de estoque garante a otimização dos seus produtos disponíveis, o que evita perdas com produtos parados de forma desnecessária. Com o giro de estoque você garante um fluxo de entrada e saída de forma contínua, garantindo o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e aumento da produtividade.
  2. Suporte para investimentos – É com base em relatórios e históricos de informações que o setor de compras e estoque realiza a compra de novos insumos, evitando adquirir itens que já estão disponíveis. Com isso é possível aplicar recursos em outras áreas do negócio.
  3. Eficiência operacional – O controle de estoque e uma boa gestão proporciona a otimização de todo o fluxo de trabalho, garantindo uma maior eficiência operacional no dia a dia de trabalho.
  4. Ajuda no controle de fornecedores – Com uma estratégia de gestão de estoque você vai estar sempre à frente das demandas, podendo se organizar com antecedência na negociação e relacionamento com fornecedores.
  5. Controle dos custos da empresa – A gestão de estoque possibilita que os gestores consigam entender todo o panorama financeiro da empresa com mais facilidade. Você consegue não apenas controlar melhor os seus custos como também alocar os investimentos de forma equilibrada.
  6. Prevenção de perdas – Aproveitando todo o seu estoque com uma estratégia eficiente de gestão de estoque você evita perdas e otimiza os seus recursos.

Como aplicar uma estratégia de gestão de estoque

A prática da gestão de estoque é decisiva para o sucesso ou mesmo o fracasso de um negócio. Ela possibilita que as empresas consigam atender os seus clientes no momento e na quantidade certa, sendo um diferencial nos negócios.

Mas mais do que isso, ela envolve metodologias e o controle de estoque com precisão. Em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, essa é uma parte do negócio que não pode ser deixada de lado.

E para começar uma estratégia de gestão de estoque é importante ter a tecnologia ao seu lado. Com uma ferramenta de gestão (software) você pode automatizar os processos, garantindo um controle mais eficiente e seguro.

E isso impacta positivamente a produtividade, otimizando os recursos da empresa. Afinal, compreender as demandas do seu negócio é vital para o seu sucesso. Nosso propósito é impulsionar positivamente o seu negócio, e a gestão de estoque correta vai impactar positivamente as atividades da sua empresa.

Gostou desse conteúdo?

Acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo de mais importante que ocorre no mercado de tecnologia para pequenas e médias empresas (PMEs)!

Assine a Newsletter ERPFlex