Blog

Qual o sistema ERP ideal para PMEs? Descubra como avaliar as melhores opções para você

sistema ERP ideal

Encontrar o sistema ERP ideal para sua empresa é o grande objetivo de qualquer gestor. Atualmente, diversas são as possibilidades disponíveis no mercado, as quais vão de softwares básicos e gratuitos a completos e com grande investimento.

Com base nisso, se faz preciso muita pesquisa para compreender a opção que melhor impactará na rotina de sua companhia. Para tomar essa decisão, então, também é necessário entender o que é, para que serve e como escolher esse sistema.

O investimento feito nessa estratégia é alto e, por isso, não há margem para erros. Exemplos de más escolhas são inúmeros em diversos setores, o que te motiva a desejar pelas melhores e mais buscadas soluções. Mesmo entre elas, porém, uma boa análise é sempre bem-vinda.

Possui uma PME e quer descobrir o sistema ERP ideal para você? Confira abaixo as principais informações sobre esses softwares, bem como algumas dicas para definir o melhor para você!

Por que um sistema ERP é ideal para pequenas e médias empresas?

Não há dúvida alguma que um dos fatores mais importantes para uma empresa crescer é sua organização. De nada adianta, afinal, contar com um ótimo produto e demanda do mercado se não há um planejamento para conciliar os dois.

Muitas vezes, essa falta de estrutura acaba por impedir o sucesso de companhias com grande potencial. E você com certeza não quer que isso ocorra com sua empresa. Por isso, encontrar o sistema ERP ideal significa, na prática, contar com um software para fazer o gerenciamento de sua rotina corporativa.

É ele que te dará garantias de que tudo está sendo feito da forma correta, do marketing ao financeiro, da contabilidade à produção. Para uma PME — Pequenas e Médias Empresas — crescer, ela precisa de uma base que sustente esse aumento de pedidos e faturamento. E nada melhor para isso que uma ferramenta especializada.

Principais benefícios de encontrar o sistema ERP ideal para PMEs

Além desse planejamento citado acima, é interessante destacar que encontrar um sistema ERP para você traz várias outras vantagens. Há um detalhamento maior de todas elas no infográfico Sistema ERP: O que é, como funciona e quais as vantagens de investir em um, mas aqui você pode encontrar os principais.

Por isso, preste atenção nos itens abaixo e veja como eles podem auxiliar na rotina e organização de seu negócio. Veja!

Produtividade da Equipe

É complicado citar a escolha do sistema ERP ideal e não falar de produtividade, já que esse é um de seus maiores ganhos. Esta, entretanto, ocorre indiretamente, por efeito de outras melhorias que o software traz a uma companhia.

Duas dessas que podem ser utilizadas de exemplos são a automação e a otimização dos processos internos. Em ambos os casos, o que se vê é um ganho considerável de tempo e investimento na maneira como tudo é feito.

Dessa forma, sua equipe pode se concentrar nas tarefas que realmente importam, e não em atividades manuais ou rotineiras. Na prática, isso significa um considerável ganho de produtividade de seu time como um todo.

Segurança Institucional

Em sua maioria, as soluções atuais são apresentadas utilizando-se de plataformas em nuvem. Isso significa que os dados são alocados em um sistema cloud, em que eles podem ser acessados de qualquer local e dispositivo.

Essa é uma de suas maiores diferenças para os modelos mais antigos, em que era preciso um servidor local. O acesso a todas as informações de uma companhia torna-se, então, muito mais simples e seguro na nuvem.

Este é um fator que garante segurança e tranquilidade para que você se foque no mais importante, deixando essas preocupações com o fornecedor que cuida disso e é um especialista no assunto.

Comunicação Interna

Outro grande benefício de escolher o sistema ERP ideal é melhorar a comunicação interna da companhia. Muitas das adversidades que se verificam em uma pequena ou média empresa são causadas por uma falha na integração dos departamentos.

Ao estarem todos falando a mesma língua e presentes no mesmo espaço, isso desaparece. Como consequência, o que se vê é uma considerável queda nos índices de erros que se apresentam.

Da mesma maneira, essa integração entre os setores e colaboradores permite que a informação corra mais fluidamente. E, como um bom gestor sabe, esse é um fator-chave no andamento dos negócios.

Competitividade da Companhia

Somente com os tópicos citados acima, já se faz possível traçar um cenário onde uma empresa com o sistema ERP ideal torna-se mais competitiva. Ainda assim, há outros fatores que fortalecem essa narrativa e a ajudam a se tornar realidade.

Boa parte disso está no cumprimento dos prazos e na correta análise dos riscos. O primeiro te auxilia a evitar multas, processos ou mal-estar com seus parceiros de negócio.

O segundo, por sua vez, representa a análise precisa dos riscos que devem ou não ser tomados. A somatória dos dois, portanto, resulta em menos falhas e estratégias mais certeiras, te deixando mais competitivo frente ao mercado.

Redução de custos

Encontrar o sistema ERP ideal para sua situação pode significar, também, uma expressiva redução de custos. Primeiramente, porque com a plataforma é possível acompanhar seus resultados em tempo real.

Logo, é simples corrigir uma estratégia que está dando errado, ou ainda investir em uma que está funcionando.  Da mesma forma, o software te permite economizar grandes valores ao apresentar os benefícios citados acima.

Cada um deles, afinal, impacta diretamente em seu faturamento se feito de maneira incorreta. Por isso, prevenir essas falhas significa, também, conter seus gastos e investimentos.

Dicas de como escolher um sistema ERP ideal para uma PME

Para entender melhor todo o conceito, a seguir você encontrará dicas preciosas para descobrir o sistema ERP ideal para sua empresa. A ideia, portanto, é analisar bem cada um dos conselhos e aplicá-los no momento de buscar pelo software.

Se necessário, salve este artigo em seus favoritos para sempre conferir se está fazendo tudo conforme as etapas indicadas.

Análise das necessidades

Quando se busca pelo sistema ERP ideal para uma empresa, é preciso antes entender sobre seus processos internos. Logo, o primeiro passo dessa caminhada está dentro de sua própria organização.

A dica, então, é compreender quais são as principais falhas e necessidades de sua equipe. Com isso, terá em mãos o que precisa para tomar uma decisão mais assertiva e que, de fato, resolva seus problemas.

Pesquisa por módulos

Em sua grande maioria, os sistemas ERP oferecem os mais diversos módulos para se montar uma plataforma completa. O benefício, aqui, é que não se faz necessário adquirir todos ao mesmo tempo, sendo possível investir nos principais para você.

Logo, com o conhecimento adquirido na primeira etapa, a empresa pode focar seus esforços em suas maiores dificuldades. Além de economizar nesse início de processo, você resolve seus problemas rapidamente.

Parametrização da plataforma

Levando isso em consideração, é bom analisar alguns pontos quando começar a buscar pelo sistema ERP ideal para sua situação. Um desses fatores primordiais é levar em conta a gestão completa da ferramenta, desde a implementação, configuração e suporte.

Em geral, softwares mais engessados são complicados de implementar, além de serem necessárias adaptações para torná-los úteis. Assim, contar com um que possa ser parametrizado de acordo com o processo do seu negócio se apresenta como uma grande vantagem.

Suporte do fornecedor

Um sistema ERP ideal conta com o apoio de um bom suporte de seu fornecedor, uma vez que, mediante qualquer situação adversa, você deve ter uma equipe a sua disposição para atender e solucionar a questão.

Por isso, certifique-se no momento do orçamento de questionar sobre a disponibilidade de uma equipe de suporte e sobre os seus métodos de operação!

Custo-benefício da ferramenta

Em posse de todos esses dados, chega a hora de verificar se este é, de fato, o sistema ERP ideal para você. Aqui, o foco está no custo-benefício da ferramenta, o quanto ela cobra para oferecer tais funcionalidades.

Nesse ponto, o mais indicado é conferir o que está incluso no contrato, bem como o orçamento disponível para tal investimento. Se a conta for benéfica para a empresa, esse é um bom negócio.

ERPFLex: o sistema ERP ideal para a sua PME!

Agora que entendeu os benefícios e como encontrar a plataforma perfeita para você, chega o momento de conhecer a mais indicada. A ERPFlex é o sistema ERP ideal para pequenas e médias empresas, e é simples entender o porquê.

A ERPFlex é uma empresa com mais de 15 anos no mercado de software, tendo atendido mais de 2.000 clientes dos mais diversos setores nesse período. Com ampla experiência e conhecimento na área tecnológica, oferece tudo que você precisa para alcançar os melhores resultados.

Para isso, conta com uma equipe de mais de 70 pessoas, altamente treinadas para te ajudar em qualquer tarefa. O propósito de todos eles, junto à empresa, é impulsionar o crescimento do seu negócio por meio das soluções mais modernas disponíveis. E a correta gestão empresarial é o que te possibilitará chegar aonde deseja.

Ficou interessado? Entre em contato com um de nossos especialistas e fique a par de tudo de mais importante que ocorre no mercado de tecnologia para pequenas e médias empresas.

Assine a Newsletter ERPFlex