Blog

Razões para a sua empresa apostar no sistema ERP em nuvem

sistema ERP em nuvem

Uma das grandes tendências nas empresas  é o sistema ERP em nuvem, que vem sendo utilizado por boa parte delas. Diversos são os benefícios que essa tecnologia traz às companhias. Além disso, o ERP é uma evolução quanto aos modelos utilizados até anos atrás. E, como se sabe, é preciso se atualizar para continuar no mercado.

Seja para uma pequena loja ou uma gigante multinacional, a necessidade desses sistemas é inegável. Por isso, são diversas as opções disponíveis atualmente, inclusive algumas mais baratas ou até gratuitas. Ainda assim, é preciso destacar que esse é um investimento em seu negócio, devendo ser tratado como um divisor de águas em sua rotina.

Para entender melhor todo o conceito do sistema ERP em nuvem, confira o texto abaixo. Nele, poderá compreender o funcionamento dele, bem como suas diferenças para o modelo de ERP local e sua extensa lista de benefícios. Fique atento e perceba o que um desses pode mudar em sua vida e em sua empresa.

Afinal, o que é um sistema ERP em nuvem?

Antes de mais nada, se faz necessário entender o que é, de fato, um sistema ERP em nuvem. Basicamente, este é um software de gestão empresarial, utilizado em grande parte dos negócios ao redor do mundo. Sua função, portanto, é a de controlar, integrar, armazenar e distribuir os dados da companhia. Com ele, você pode fazer tudo em um único local, sem a necessidade de planilhas ou documentos externos.

Ao acrescentar o “em nuvem”, você possui, além de tudo isso, uma experiência ainda mais moderna. Ao contrário da versão de ERP local, este se encontra alocado em servidores em nuvem. Dessa forma, não se restringe a um mesmo espaço físico, podendo ser acessado de qualquer lugar. Para quem precisa de alcance irrestrito, essa é a melhor solução.

Sistema ERP em nuvem ou local: qual a diferença?

Como explicado logo acima, há duas versões disponíveis do sistema ERP: em nuvem e local. A primeira conta com servidores na modalidade cloud, enquanto a segunda opta por servidores locais, instalados na própria empresa. Sendo assim, é preciso destacar as vantagens e desvantagens de realizar a troca para o serviço mais novo.

Vantagens do sistema ERP em nuvem

Mais abaixo você poderá conferir todos os benefícios de aderir a essa tecnologia. Mesmo assim, é possível adiantar que algumas de suas vantagens são bastante impactantes no momento da escolha. Primeiramente, este é um sistema com muito mais mobilidade, podendo ser acessado de qualquer lugar. Além disso, apresenta menor custo de investimento inicial.

Outro fator interessante em sua aplicação é que as atualizações são mais simples e rápidas de serem feitas. Mais do que isso, é possível prever seus gastos de maneira constante, além de que é o fornecedor quem ficará a cargo da segurança e implantação de tudo.

Desvantagens do sistema ERP em nuvem

Ainda que com muitos benefícios, o sistema ERP em nuvem possui algumas poucas desvantagens frente ao seu modelo alocado fisicamente. Entre elas, pode-se citar justamente o fornecedor citado há pouco. Ele estará em posse de seus dados, sendo necessário escolher bem a empresa que cuidará de toda sua informação.

Outro fator a se analisar é que, em geral, a solução tende a ser menos personalizável, já vindo montada de fábrica. Por fim, vale citar que sua implementação tende a ser mais curta exatamente por isso. Logo, essa rapidez é resultado da pouca customização que você poderá fazer na plataforma.

Como um sistema ERP em nuvem funciona

Com tudo isso em mente, se faz preciso compreender, agora, o correto funcionamento dessa solução. Para isso, o mais indicado é realizar uma comparação dos passos citados a seguir com os processos de sua empresa.

Dessa forma, entenderá de maneira mais simples a diferença que este poderá fazer em sua rotina corporativa. Assim, compreende-se o funcionamento de um sistema ERP em nuvem em três etapas primordiais.

Juntas, eles oferecem todas as funcionalidades da plataforma e resolvem os problemas de uma organização.

  • Aplicação: Entrada dos dados que alimentarão o sistema e trarão os resultados esperados;
  • Banco de Dados: Ponto de armazenamento dessa informação, o qual possibilitará a geração de insights e métricas;
  • Framework: Camada personalizável do sistema, em que os processos internos serão customizados dentro da plataforma.

Os benefícios de um sistema ERP em nuvem

Mais do que tudo isso que foi visto acima, há diversos outros benefícios em aderir ao sistema ERP em nuvem. Para entender cada uma de suas principais vantagens, confira abaixo uma lista com 6 delas.

Analise bem os itens e veja como eles podem te auxiliar no dia a dia da empresa.  

Gestão

O primeiro ponto que esse investimento irá impactar em sua rotina é a gestão da companhia como um todo. Com os dados armazenados em um único local, seu controle fica muito mais fácil e rápido, sendo uma tarefa simples encontrá-los e analisá-los.

Mais do que isso, todos os departamentos terão acesso às informações, te possibilitando gerir de maneira mais assertiva as atividades das equipes. O gerenciamento da empresa, então, será consideravelmente afetado de forma positiva.

Mobilidade

Este item representa muito mais do que apenas poder ter acesso às informações em qualquer horário. Ele também implica um fator bastante importante para qualquer empresa atualmente: a mobilidade.

Ao poder acessar a plataforma de seu celular, tudo que você precisa é uma boa internet para trabalhar de qualquer local do globo. Se estiver viajando, em outro país, sem acesso a um computador, ainda poderá conferir alguma informação. Mais globalizado que isso impossível.

Escalabilidade

Um dos grandes trunfos do sistema ERP em nuvem em comparação à versão em servidor local é sua escalabilidade. Isso se dá porque é fácil aumentar sua capacidade, sendo apenas necessário negociar com seu fornecedor.

Ao contrário da modalidade convencional, não há a necessidade de investir em novos hardwares para aumentar seu poder de análise. Com um simples telefonema você pode crescer sem grandes preocupações.

Produtividade

Com todas as informações armazenadas em um único local, é mais simples encontrar qualquer arquivo que seja preciso. No dia a dia de uma corporação, isso significa um incrível ganho de produtividade, evitando perda de tempo o retrabalho e atividades manuais.

Mais do que isso, a própria plataforma realiza algumas análises e entrega seus resultados e métricas. Aos colaboradores, caberá compreender estes e tomar as decisões de maneira mais embasada.

Segurança

Um bom ponto a se entender nesse processo é que toda a parte de segurança ficará por conta do fornecedor da plataforma. Sendo assim, ao contratar um sistema ERP em nuvem, você não terá que se preocupar com isso, já que todo o investimento e os cuidados serão feitos pela empresa.

Essa é uma boa notícia, também, por representar que seus dados estarão em boas mãos. As empresas do setor são especialistas no assunto, contando com as melhores soluções do mercado quando se trata de segurança.

Custos

Ao terceirizar um setor de alto impacto financeiro, sua companhia tende a reduzir significativamente seus custos. Além disso, toda a preocupação com hardware, atualizações e melhorias ficará por conta do fornecedor.

Ainda que possa parecer pouco, esses são gastos relevantes no planejamento de uma organização. Por fim, os ganhos com produtividade podem representar aumento de faturamento, tornando essa uma estratégia de alto custo-benefício.

Entenda o sistema ERP em nuvem com a ERPFlex

Toda modernização tecnológica tende a assustar os usuários no começo. Ainda assim, quanto mais cedo investir no sistema ERP em nuvem, maior será sua vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Para obter bons resultados, porém, o mais indicado é contar com parceiros que te auxiliem nesse processo e ofereçam o melhor atendimento. A ERPFlex é uma empresa com mais de 15 anos no mercado de software, tendo atendido mais de 2.000 clientes dos mais diversos setores nesse período.

Com ampla experiência e conhecimento na área tecnológica, oferece tudo que você precisa para alcançar os melhores resultados. Para isso, conta com uma equipe de mais de 70 pessoas, altamente treinadas para te ajudar em qualquer tarefa.

Nosso propósito é impulsionar o crescimento do seu negócio por meio de soluções modernas, e a correta gestão empresarial é o que te possibilitará chegar aonde deseja! Ficou interessado? Assine a nossa newsletter e fique a par de tudo de mais importante que ocorre no mercado de tecnologia para pequenas e médias empresas

Assine a Newsletter ERPFlex