Blog

O que é gestão integrada e como fazê-la em sua empresa?

A gestão integrada pode ser entendida como a incorporação de elementos de gestão a um conjunto, com o intuito de atingir os objetivos da organização de uma maneira mais eficiente.

Seja para melhorar seus processos internos, minimizar os riscos de falha humana, ou ainda facilitar a tomada de decisão, o sistema de gestão integrada tem se tornado cada vez mais um elemento fundamental para as empresas que desejam profissionalizar-se a atender melhor seus clientes.

Nesse artigo, vamos falar mais detalhadamente sobre os que é a gestão integrada e como você pode usufruir dos seus benefício em sua empresa. Confira!

gestao-integrada-o-que-e-o-que-serve

O que é gestão integrada?

A gestão integrada é a gestão de todos os departamentos de uma organização. Ela pode ser feita através do auxílio de um software, que integra dados e processos de todos os âmbitos da empresa em um único ambiente. O sistema de gestão integrado facilita a comunicação organizacional, automatiza processos e disponibiliza em um só local informações relevantes para o planejamento estratégico e tomada de decisão.

gestao-integrada-sistema

Para que serve o sistema de gestão integrada?

O objetivo de um sistema de gestão integrada é a unificação de dados e processos de todos os setores da empresa em um ambiente seguro, onde os gestores possam ter acesso a todas as informações em tempo real.  Centralizar a gestão em um único sistema é uma maneira mais eficiente de atingir os objetivos organizacionais.

Nos dias de hoje, o sistema de gestão integrada tornou-se essencial para empresas que precisam fazer “mais com menos”, pois é uma forma eficiente de garantir a redução de custos e aumentar a produtividade.

A gestão integrada pemirte que as organizações tenham elementos de um único modelo eficaz de gestão. A partir daí, é possível estabelecer uma política de gestão, definir processos operacionais, fazer um planejamento estratégico com metas de desempenho, e garantir a implantação dessas diretrizes na empresa.

gestao-integrada-por-que-ter

Por que ter sua gestão integrada?

A agilidade na tomada de decisões, pautada em informações absolutamente reais é uma das principais vantagens de contar com um sistema de gestão integrada. Empresas que não utilizam esta tecnologia, têm mais dificuldades para controlar sua cadeia produtiva, processos de vendas e estoque. Essas informações são essenciais para que o empresário possa diagnosticar problemas, evitar gargalos, e assim, reduzir custos.

Não contar um sistema de gestão integrada também dificulta a vida do administrador da empresa, especialmente quando existem várias planilhas, com informações de diversos setores. Isso resulta em perda de produtividade e desperdício de tempo do gestor, que poderia ter seus esforços voltados às ações mais rentáveis para a empresa.

Os serviços padronizados e processos internos da organização também podem ser realizados por máquinas, ao invés de destinar esforços de funcionários para esse fim, evitando também a ocorrência de falha humana e prejuízos para a empresa.

gestao-integrada-beneficio

Os benefícios da gestão integrada para sua empresa

São muitas as vantagens de uma gestão integrada para a sua organização. Listamos algumas delas:

  • Aumento da produtividade;
  • Economia de tempo e custos através da automação de processos;
  • Transparência dos processos internos;
  • Padronização dos processos e procedimentos;
  • Redução da burocracia através da gestão documental;
  • Satisfação dos investidores estratégicos e melhoria do acesso ao capital;
  • Melhoria do relacionamento com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas etc;
  • Maior controle das obrigações tributárias;
  • Aumento da competitividade;
  • Redução e controle de custos;
  • Maior controle de estoque;
  • Otimização do processo de decisão.

Além dessas vantagens, é importante salientar que um sistema de gestão integrada também tem a função de gerar relatórios que permitem o monitoramento de resultados em tempo real, bem como informações sobre o desempenho dos colaboradores e a rotina de vendas. Desse modo, torna-se mais fácil identificar e evitar erros, contornar situações inesperadas e melhorar o relacionamento com seus clientes.

gestao-integrada-como-ter

Como ter uma gestão integrada?

Para integrar a gestão da sua empresa, você poderá contar com a ajuda de um ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais), que nada mais é que um software de gestão completo para o seu negócio.

Para encontrar o ERP certo para sua empresa, é importante que, antes de mais nada, você liste as principais necessidades de controle da empresa. Depois disso, analise sua disponibilidade de recursos para esse investimento, sempre com base no ROI – Retorno do Investimento.

Criamos este e-book gratuito para facilitar sua busca: 10 passos para escolher o ERP certo para o seu negócio. Nele, você encontrará informações relevantes para este importante passo rumo ao crescimento e profissionalização da sua empresa.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre a gestão integrada. Mas, caso tenha alguma pergunta, deixe seu comentário logo abaixo! E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber informações importantes para sua gestão empresarial!

Assine a Newsletter ERPFlex