Blog

Gestão de Dados: Como o ERPFlex pode auxiliar a sua empresa!

Gestão de dados

Qualquer empresa cujo objetivo seja crescer e conquistar espaço deve se preocupar com sua gestão de dados. Este é um ponto vital para seu desenvolvimento sustentável e eficaz.

Muito disso, inclusive, diz respeito aos avanços que o próprio mercado tem apresentado nos últimos anos. Nessa realidade, a informação é um dos bens mais importantes que uma organização pode ter em seu poder.

Com isso em mente, é simples entender que gerir de forma correta esse material é um dos requisitos para o progresso do negócio. Mas, para isso, é necessário investir em soluções que possibilitem esse avanço.

Desde softwares a cursos, diversas são as possibilidades disponíveis para que o conhecimento seja parte integral de uma empresa. E, assim, do armazenamento ao tratamento, da análise ao plano de ação, a informação deve ser o foco de seu time.

Para entender melhor como realizar a correta gestão de dados em sua empresa, confira o texto abaixo. Nele, encontrará a importância desse tema, bem como as melhores maneiras de fazê-lo e as ferramentas que deve conhecer.

O que é gestão de dados?

Ainda que o termo seja bastante auto explicativo, é preciso ter um completo entendimento do que é, de fato, gestão de dados. No mundo dos negócios, entende-se que este é um campo que engloba a capacitação, os recursos e as ferramentas para administrar as informações.

Mais do que isso, é uma maneira de organizar sua companhia e torná-la apta a disputar de igual para igual com qualquer player do mercado. Na prática, portanto, o que se vê é um esforço geral com o objetivo de organizar o tratamento desse material.

 Assim, pode-se colocar dentro deste assunto o armazenamento, o tratamento e a análise dos dados. Todos esses pontos, então, têm como propósito encaminhar os gestores a tomarem as melhores e mais assertivas decisões no menor tempo possível. E isso, atualmente, é um diferencial competitivo que poucas corporações possuem.

Qual a importância da gestão de dados?

Você pôde perceber acima que a gestão de dados pode trazer diversos benefícios a uma empresa. Além disso, se apresenta como uma interessante tática para se destacar no mercado e conquistar mais espaço.

Essas, entretanto, não são as únicas vantagens de colocá-la em prática. Na verdade, sua importância vai muito além disso, sendo vital para sua estratégia corporativa como um todo.

Ao investir em ferramentas com este fim, uma empresa passa a conseguir operar em todo seu potencial. Muito disso se dá aos índices de produtividade, que aumentam ao apostar na técnica.

Com as informações organizadas e de fácil acesso, afinal, é muito mais simples para sua equipe trabalhar e render mais. Como consequência, o que se vê são processos mais assertivos, menos tempo perdido e um constante crescimento da lucratividade.

A gestão de dados e o Business Intelligence (BI)

Outro termo em alta no mercado corporativo é o Business Intelligence, também conhecido como BI ou Inteligência de Mercado. Independentemente da nomenclatura escolhida, seu foco está na utilização de informação para guiar e dar suporte à gestão dos negócios.

Sua conexão com a gestão de dados, então, se apresenta como de grande importância para uma companhia. Um conceito complementa o outro, de forma que a gestão organiza e classifica os dados.

Em seguida, o Business Intelligence permite sua análise de forma coerente e com o objetivo de criar uma estratégia para a empresa. Juntos, portanto, se apresentam como uma ferramenta que orienta toda a atuação de uma corporação.

Melhor ainda, então, se ambas estiverem presentes no mesmo sistema ERP!

ERPFlex e Power Bi

Para atender a uma demanda ainda carente no mercado, a ERPFlex oferece seu sistema integrado à solução de BI criada em parceria com a Fox Solution. Essa união traz à ferramenta um diferencial frente às demais, em especial no que refere à gestão de dados.

Por meio desta, afinal, se faz possível ter, em seu próprio ERP, um software que armazenará seus dados e, ao mesmo tempo, te apresentará as informações de destaque.

Na prática, esta é uma forma de tirar de sua rotina as milhares de planilhas e arquivos preenchidos manualmente. Com isso, além de ganhar tempo, você pode se focar no que realmente importa: a tomada de decisão. Nada mais fácil, afinal, do que ter que se decidir quando todas as informações necessárias já se encontram em gráficos e tabelas, cabendo a você apenas analisá-las.

Funcionalidades da integração!

Para entender melhor como essa integração funciona, é interessante compreender como as soluções se completam. Aqui, o software de Business Intelligence se encontra já no dashboard do ERPFlex, tornando toda a experiência mais simples e eficaz.

Dessa maneira, ao adicionar os dados no sistema, já será possível analisar, em forma de gráficos, tabelas e mapas, todo o necessário para tomar decisões. Dito isso, algumas das principais funcionalidades do BI são:

  • Menu interativo: Logo na home de seu dashboard, você encontrará um menu interativo e com filtros para pesquisar qualquer informação no período desejado;
  • Resumo do período: Abaixo deste menu se encontrará um resumo com os principais dados da companhia compilados. Na área comercial, estes são o faturamento líquido, quantidade de vendas, ticket médio, lucro e percentual do faturamento. Na área financeira, você verá as informações de valores recebidos, valores pagos, valor em caixa e eficiência do contas a pagar;
  • Gráficos e tabelas: Tanto no comercial quanto no financeiro, abaixo desse material estão os gráficos e tabelas. Em ambos os casos, quatro situações são apresentadas.

No primeiro, é possível analisar faturamento líquido acumulado, faturamento líquido mensal, análise detalhada do faturamento com sete níveis de drilldown e o mapa com os resultados por localização.

Já no financeiro, poderá verificar a evolução dos valores a pagar e receber, saldo a receber por cliente, maiores credores e, por fim, projeção de saldo a longo prazo.

Por que utilizar o ERPFlex como sistema de BI

Com base no que foi descrito acima, fica clara a vantagem de possuir, em uma única página, tanta informação. Ao retornar aos pontos-chaves deste texto, a gestão de dados será não somente bem-feita, mas possibilitará a tomada de decisões imediata por meio do Business Intelligence.

Ainda assim, se quiser entender seus principais benefícios, confira a seguir:

Emissão de Relatórios

Além de poder visualizar os dados principais de sua empresa logo no dashboard, há também a possibilidade de emitir relatórios mais completos. Essa é uma maneira interessante de verificar a funcionalidade de sua gestão de dados não somente atual, mas ao longo do tempo.

O motivo para isso é a oportunidade de gerar relatórios com toda a informação guardada pelo sistema. Assim, se apresenta como um método para entender a situação macro de sua companhia, sua evolução e traçar novas estratégias.

 A funcionalidade está disponível para os mais diferentes temas, sendo possível observar seu progresso em termos de faturamento, ticket médio, despesas e lucros. A partir disso, criar metas e táticas para atingi-las fica muito mais fácil.

Tomada de Decisão

Como consequência de relatórios mais completos, os gestores de uma companhia se encontram mais aptos a realizar as melhores tomadas de decisão. Muito disso tem a ver com a quantidade de dados disponíveis, a qualidade destes e sua apresentação.

Com tudo pronto, é facilitado o ato de analisar os números, compreendê-los e, assim, se decidir por um caminho específico. Em termos de mercado, este se apresenta como um grande diferencial competitivo, visto que poucas organizações contam com agilidade nesse processo.

Com isso, se torna palpável uma conquista de espaço mais rápida e consciente. Em um mundo em que as notícias saem a todos os momentos e a realidade do mercado muda constantemente, são essas decisões que te colocarão no topo de seu ramo de atuação.

Customização de Processos

O avanço tecnológico chegou a todos os setores, e a computação foi um dos que mais se beneficiou dele. Ainda assim, é preciso destacar que, para aproveitar de suas vantagens, é preciso se adaptar a essa nova realidade.

Com este fim, contar com um sistema customizável é vital para se adequar sem grandes problemas. Nessa hora, seus processos também precisam passar por essa atualização. Para isso, portanto, nada melhor do que uma ferramenta já preparada para te auxiliar nesse projeto.

Da automação dos relatórios à gestão de dados em si, tudo entrará em uma nova era, a qual se encaixa melhor no estilo de trabalho visto atualmente. Em qualquer setor, afinal, é preciso se atualizar para continuar na disputa, e o investimento em soluções modernas faz parte disso.

Mais dados, mais informação

Ainda que muita gente não saiba, há uma diferença entre dados e informação. Enquanto o primeiro se refere ao material bruto, o segundo diz respeito a algo que já está organizado e pronto para uso.

A partir dele, então, surge o conhecimento, proveniente da análise e das conclusões que se chegam por meio da informação. Assim, ter um sistema de gestão de dados apenas por ter não significa absolutamente nada.

O foco aqui está em transformar esse material em informações para, posteriormente, convertê-la em conhecimento. Com o último adquirido, fica mais simples tomar decisões, traçar objetivos e planos estratégicos. Esse caminho, que pode parecer simples, é complexo, mas traz resultados alinhados ao propósito da empresa.

Controle Comercial

Como pôde ser visto nas funcionalidades da ferramenta demonstradas acima, o departamento comercial tem muito a ganhar com sua implementação. A principal justificativa para isso é o controle que os gestores terão do resultado da empresa.

Por meio da solução combinada do ERPFlex e o sistema de Business Intelligence, todos os dados estarão ao seu alcance. Entre os pontos altos, é possível citar os relatórios, que poderão ser divididos por período, produto, localização, vendedor ou categoria.

Novamente, essas informações trazem conhecimento sobre a real atuação da companhia no mercado. E, como consequência, se torna possível definir metas e táticas específicas para cada um desses itens.

Controle Financeiro

A mesma lógica pode ser utilizada para o departamento financeiro, que terá em suas mãos informações extremamente ricas. Mais do que isso, os números apresentados pelo sistema são atuais, possibilitando tomadas de decisão mais rápidas e pontuais.

Como este é um dos pilares de qualquer organização, nada melhor do que estar pronto para mudar a estratégia a qualquer momento. Mais do que isso, investir na gestão de dados é uma forma de, também, cuidar da saúde econômica de seu negócio.

Por muitas vezes, as vendas vão bem e tudo parece ótimo, mas somente os números podem confirmar essa teoria. Assim, ter acesso constante às cifras envolvidas em sua atividade se apresenta como, mais uma vez, um importante diferencial competitivo para sua empresa.

ERPFlex: O sistema ERP ideal para te auxiliar na gestão de dados

Que a gestão de dados é importante para qualquer empresa que deseja crescer não há dúvidas. Sua integração a um bom sistema de Business Intelligence, entretanto, é um fator a mais para investir nessa solução.

Com tantos benefícios que se estendem aos mais diversos mercados e departamentos, não há nem o que pensar. Na hora de buscar por essa ferramenta, porém, o mais indicado é contar com o parceiro ideal para esse projeto.

A ERPFlex é uma empresa com mais de 15 anos no mercado de software, tendo atendido mais de 2.000 clientes dos mais diversos setores nesse período. Com ampla experiência e conhecimento na área tecnológica, oferece tudo que você precisa para alcançar os melhores resultados.

Para isso, conta com uma equipe de mais de 70 pessoas, altamente treinadas para te ajudar em qualquer tarefa. O propósito de todos eles, junto à empresa, é impulsionar o crescimento do seu negócio por meio das soluções mais modernas disponíveis. E a correta gestão de dados é o que te possibilitará chegar aonde deseja.

Ficou interessado? Marque uma reunião com um dos especialistas da ERPFlex e descubra como podemos te ajudar a conseguir melhores resultados!

Assine a Newsletter ERPFlex