Blog

Como evitar os 5 erros mais comuns da gestão de estoque!

erros gestão de estoque

Ainda é comum que diversas empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação cometam erros na gestão de estoque. Essas falhas, porém, podem trazer diversos problemas à organização, inclusive perder espaço no mercado e desapontar a clientela.

Tais consequências, são apenas algumas dores de cabeça de um estoque bagunçado, o que acaba afetando a todos os departamentos da companhia. Sendo assim, nada mais lógico do que tentar diminuir essa confusão e corrigir o processo.

Para isso, se faz interessante conhecer os 5 erros mais comuns na gestão de estoque que as empresas cometem. Mais do que isso, fique atento às dicas que encontrará abaixo para evitar tal situação. Confira!

Os 5 principais erros cometidos pelas empresas na gestão de estoque

Para quem trabalha em uma corporação que atue com altos níveis de estoque, é normal haver falhas. Ainda assim, algumas destas podem impactar o desempenho da companhia como um todo.

Dessa forma, conhecer os 5 erros mais comuns é uma maneira de compreender seus efeitos e tentar de se prevenir deles.

1.     Falta de integração

O primeiro erro mais cometido na gestão de estoque se encontra, na verdade, na companhia inteira. A falha é causada, justamente, pela falta de integração entre os setores no momento da compra.

Comercial, financeiro e compras, principalmente, devem trabalhar em conjunto para que tudo ocorra corretamente. Principalmente em empresas menores, é comum que a liderança defina os itens a serem adquiridos sem consultar ninguém. E é aí que o problema começa a aparecer.

2.     Compras não baseadas em dados

Muitas vezes, entretanto, até há uma comunicação entre todos esses setores. A falha, porém, se encontra na maneira como estes decidem pelos produtos que devem ou não ser adquiridos. Para se chegar aos montantes ideias, o mais indicado é analisar tabelas e gráficos, se munindo do máximo possível de informação.

Este não é um processo que pode ser feito com opiniões apenas. Por isso, tenha um bom banco de dados e se aproveite dele para tomar suas decisões!

3.     Informações desatualizadas

Seguindo a lógica do tópico anterior, de nada adiantará analisar os números se estes não estiverem atualizados. Acontece que, infelizmente, um dos erros mais comuns da gestão de estoque está justamente nesse ponto.

Empresas apoiam todas suas conclusões em números antigos, defasados ou até incorretos. Com isso, acabam tomando decisões que não batem com a realidade, comprometendo a atuação de toda a companhia junto aos consumidores.

4.     Falta de controle do giro de produtos

Também se faz preciso focar seus esforços na análise de giro de produtos, e não apenas na demanda do mercado. Muitas vezes, os itens mais procurados não são, necessariamente, os que mais vendem, e várias são as razões para isso.

Logo, é necessário conferir como estão suas vendas antes de colocar algum pedido. Ao considerar somente o que os clientes pedem, você pode acabar com um estoque cheio e sem muita utilidade.

5.     Investimento em tecnologia

Com um mundo conectado como o atual, não investir em boas tecnologias é o maior erro que pode ser cometido quanto à gestão de estoque. Diversas são as oportunidades disponíveis no mercado para te auxiliar nesse processo, e tentar realizá-lo manualmente é injustificável.

Da mesma forma, se faz preciso contar com uma equipe apta a lidar com tais plataformas, tirando o máximo dessa ferramenta. Além do ganho de produtividade, você contará com dados mais coesos e decisões assertivas.

Dicas para não cometer mais erros na gestão de estoque!

Agora que já sabe os erros mais comuns na gestão de estoque, chega o momento de se preparar para não os cometer. Para isso, abaixo você encontrará 4 valiosas dicas que o auxiliarão durante essa jornada.

Fique atento a cada um dos tópicos, adapte-os à sua realidade e atualize seus processos internos!

1.     Faça um inventário

O primeiro passo para acertar sua gestão de estoque é realizar inventários constantes em toda a empresa. Esse é um procedimento comum no mundo empresarial, mas ainda assim muito esquecido.

Seu objetivo é o de, justamente, verificar toda a mercadoria presente no estoque, tornando sua análise sempre atualizada. O processo pode ser demorado, mas traz benefícios claros à organização e às compras.

2.     Planeje as compras com inteligência

Aproveite essa informação atualizada e se baseie nela para definir os produtos a serem adquiridos. Essa análise é vital para o correto funcionamento do departamento, bem como para a atuação da companhia.

Um dos principais erros na gestão de estoque, como explicado acima, é não se basear em dados para chegar às conclusões. Assim, tabele tudo, examine a saída de cada item e projete a demanda de acordo com dados, e não especulações.

3.     Realize monitoramentos regulares

Como você deve ter percebido, o grande segredo para gerir um estoque está no constante monitoramento deste. Sabendo disso, é preciso investir nessa prática, que garante informações corretas e sempre atualizadas.

Por isso, além dos inventários, tenha planilhas que indiquem tudo o que entrou e saiu a todo momento. Para complementar a estratégia, separe um tempo para a discussão desse material ao menos uma vez por semana.

4.     Opte por sistemas integrados e automatizados

Que a automação representa o futuro da indústria você com certeza já sabe. Logo, nada mais lógico do que investir em ferramentas que trazem isso à sua gestão de estoque. Além disso, é preciso apostar nos softwares que apresentem também integração com outros sistemas.

Dessa forma, você poderá perceber um aumento na produtividade de seu time, já que a eles e a você restará apenas analisar os dados que este sistema fornece e chegar às conclusões.

ERPFlex: O sistema ERP ideal para evitar erros na gestão de estoque

Infelizmente, não há fórmula mágica para evitar os erros na gestão de estoque. Seja você uma grande empresa multinacional ou uma pequena indústria local, essas falhas ocorrem e te prejudicam.

Assim, o mais indicado a se fazer é contar com parceiros que te ajudem a evitar esses obstáculos do dia a dia.  A ERPFlex é uma empresa com mais de 15 anos no mercado de software, tendo atendido mais de 2.000 clientes dos mais diversos setores nesse período.

Com ampla experiência e conhecimento na área tecnológica, oferece tudo que você precisa para alcançar os melhores resultados. Para isso, conta com uma equipe de mais de 70 pessoas, altamente treinadas para te ajudar em qualquer tarefa.

O propósito de todos eles, junto à empresa, é impulsionar o crescimento do seu negócio por meio das soluções mais modernas disponíveis. E a correta gestão de dados é o que te possibilitará chegar aonde deseja.

Ficou interessado neste conteúdo? Confira então o que é um estoque de segurança e como ele é feito!

Assine a Newsletter ERPFlex