Loading Logo

ERP

Conceito, Tecnologia ou Software? O que é Business Intelligence?

Publicado em 08/12/2020 às 0:00

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
O que é Business Intelligence

Segundo um estudo realizado pela Forbes Insights e publicado no Canal Tech, 60% das empresas pesquisadas planejavam acelerar seus investimentos em soluções de Business Intelligence (BI) em 2016. Outro estudo, da consultoria Gartner, previa que em nível mundial os mercados de BI e analytics atingissem US$ 22,8 bilhões neste ano de 2020.

Mas, o que é Business Intelligence e por que é tão importante desenvolvê-las nas empresas?

Conceito de Business Intelligence

Quer saber o que é Business Intelligence? Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios é um conceito que abrange processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados de uma organização, para guiar tomadas de decisões assertivas. Ela é fundamental para todos os tipos de empresas, de todos os portes e segmentos.

O termo “Business Intelligence” não é novo e foi usado pela primeira vez em 1865, por Richard Millar Devens, em “Cyclopaedia of Commercial and Business Anecdotes”. Devens usou o termo para descrever como o bancário Sir Henry Firnese lucrou recebendo e agindo em cima de informações sobre o ambiente, antes de seus concorrentes.

Veja também: Custos, gastos e despesas: entenda a diferença

Quase um século depois, em 1958, o termo foi usado em um artigo pelo pesquisador Hans Peter Luhn. Ele empregou em um dicionário online a definição de Inteligência: “habilidade de  perceber as inter-relações dos fatos presentes para ajudar a guiar a objetivos desejados”.

Só na década de 70 é que o conceito de Business Intelligence como conhecemos hoje surgiu, com ele a evolução das formas de armazenamento e acesso a dados. Portanto, Business Intelligence não é uma tecnologia, uma ferramenta ou um Software e sim um conceito. Mas, apesar de o BI não ser um recurso tecnológico, ele se utiliza da tecnologia em seu processo de desenvolvimento.

Por que Inteligência de Negócios?

Já vimos o que é Business Intelligence, mas, por que Inteligência de Negócios, por que ela é importante para as empresas? Veja como o BI auxilia as empresas através da utilização de dados:

  • Descoberta de erros e problemas;
  • Acompanhamento do desempenho;
  • Otimização de operações;
  • Análise do comportamento de clientes;
  • Identificação de tendências de mercado;
  • Comparação de dados com a concorrência.

O que é a Inteligência Competitiva?

A Inteligência Competitiva é a parte da Inteligência de Negócios que tem o objetivo de coletar, armazenar e analisar dados do mercado e da concorrência para gerar um diferencial competitivo e levar à tomadas de decisões inteligentes. Ela auxilia na análise do posicionamento da organização no mercado e no conhecimento sobre o ambiente em que ela está inserida.

Um sistema de Inteligência Competitiva é composto por identificação da informação necessária, coleta, análise e, principalmente, pela transmissão dessa informação aos tomadores de decisão. É importante ressaltar que todo o processo deve ser ético, para preservar a imagem da empresa entre as concorrentes e os clientes.

Então, podemos perceber que a identificação de tendências de mercado e a comparação de dados com a concorrência – que vimos anteriormente para mostrar a importância do BI – são parte da inteligência competitiva.

Como o BI e a análise empresarial apoiam a tomada de decisão?

Já vimos de forma breve o que é Business Intelligence e Competitive Intelligence. Agora, vamos ver o que é análise empresarial e como ela, junto com o BI apoiam a tomada de decisão nos negócios. A análise empresarial ou diagnóstico empresarial é uma avaliação interna dos processos da empresa, para identificar forças e fraquezas e desenvolver soluções e ações para os pontos observados.

A análise empresarial faz parte da Inteligência de Negócios e auxilia na etapa de análise de dados. Ambas ajudam na tomada de decisões porque apresentam dados contextualizados, trazem previsibilidade, redução de riscos e conhecimento sobre o ambiente de negócios.

Veja também: 7 vantagens que um sistema de gestão pode oferecer à sua empresa

Como um ERP aliado ao BI pode ajudar a sua empresa?

Sabia que um sistema ERP ajuda no desenvolvimento da Inteligência Empresarial? Como dissemos anteriormente, o BI não depende exclusivamente de tecnologias, ferramentas e softwares, mas eles são essenciais para seu desenvolvimento, pois permitem que os gestores e colaboradores vejam e entendam os dados com facilidade, mesmo sem conhecimento um grande conhecimento técnico. Então, alguns sistemas como o ERP, o CRM e o BPM são fundamentais para o processo de BI.

Como já explicamos aqui no blog, ERP é uma sigla que significa “Enterprise Resource Planning”, traduzido como “Sistema de Gestão Integrado” e também conhecido como Sistema de Gestão Empresarial. Ele é um software que integra dados de vários setores de uma empresa e automatiza processos para ajudar o gestor a tomar as melhores decisões para o negócio. Em resumo, o objetivo do ERP é gerir os processos da empresa em uma plataforma única e integrada.

Gostou de saber o que é Business Intelligence? Para mais artigos como este acompanhe nosso blog!

Assine a Newsletter ERPFlex