Como liderar a transformação de uma empresa?

A transformação de uma empresa, para sobreviver à guerra comercial dentro de uma economia globalizada, gira em torno de superar metas rigorosas. Veja, independentemente de sua ambição para atingir metas rigorosas um fato existe: será necessário fazer inúmeras mudanças. E a grande verdade é que poucas empresas estão abertas a realizar essas mudanças, como consequência, menos de 1% das empresas cresce mais de 20% ao ano.

Se você é empreendedor ou gestor, seu trabalho é liderar essas mudanças. Falando assim até parece fácil, entretanto, a grande questão é que nós seres humanos, não gostamos de mudanças e tendemos a inventar as mais variadas e criativas desculpas para não mudar.

Em especial quando falamos de implementar um novo modelo de gestão, um novo sistema de gestão financeira ou uma simples modificação na rotina, as mais diversas desculpas já surgem.

Aqui na ERPFlex escutamos com frequência que o sistema é sensacional, mas que os clientes não se acham preparados e sentem dificuldade em implementar o software. Ou então, falam que o sistema poderia ser muito bom para que sua empresa seja mais organizada.

O papel do líder é justamente compreender essa situação e conduzir as pessoas na mudança necessária para enfrentar a economia global e garantir a sobrevivência da empresa e de seus colaboradores.

Pensando nisso tudo, preparei esse artigo que vai te ajudar a liderar essa mudança dentro da sua empresa. Já passei por esse papel e sei como a maioria das pessoas é resistente e acomodada. Mudar nunca é fácil, mas com algumas técnicas tudo fica mais fácil.

transformacao-de-uma-empresa

Fatores decisórios na transformação de uma empresa

Para começar, vou dizer que no processo de mudança existem dois fatores decisórios, que são:

  • Liderança
  • Treinamento e Educação

Sem dúvida nenhuma, uma boa liderança faz toda a diferença para uma empresa que quer se reinventar, afinal, mudanças em qualquer empresa sempre irão ocorrer de cima para baixo. Existirão resistências em todas as pontas, por isso, nesse ponto, é fundamental que alguém mostre a direção, que demonstre que acredita na mudança e que está empenhado para levar a empresa para um novo patamar.

Outro fator importante é o conhecimento. Tudo que não conhecemos tendemos a negar e ficarmos inseguros, tentando fugir de um cenário o qual não dominamos, é por esse motivo evitamos tanto a mudança. O grande desafio mora justamente no ponto em que apenas o conhecimento teórico não é suficiente para a mudança, precisamos realmente executar.

Logo para levar a mudança até sua empresa, é necessário, mostrar a direção e deixar clara as consequências, os pontos positivos e ser transparente nos pontos negativos. Treinar, capacitar e educar seu time dentro do novo cenário, não apenas em teoria, mas no dia a dia e na operação que eles executam. Aqui na ERPFlex, nosso time de sucesso do cliente possui uma metodologia única de capacitação, que é justamente preocupada em reduzir os impactos dessa transição.

transformacao-de-uma-empresa

4 principais barreiras e como superá-las

Quando temos o desafio de realizar a transformação nas dentro das nossas empresas, sempre nos deparamos com 4 desafios principais. Impreterivelmente, toda mudança deixa de acontecer por consequência de uma, ou mais, dessas barreiras.

  • Barreiras Cognitivas
  • Barreiras Políticas
  • Barreiras motivacionais
  • Barreira de recursos

Para superá-las você precisa, primeiramente, compreendê-las e saber como deve tratar cada uma delas.

transformacao-de-uma-empresa

Barreiras Cognitivas

Nosso primeiro desafio é deixar claro que a mudança é necessária. Nosso cérebro primitivo, diante de qualquer situação nova, sempre se prepara para lutar ou correr.

Quando nos deparamos com uma mudança radical, tal qual a implantação de um novo processo ou um novo sistema, seus colaboradores vão refletir sobre um desses dois caminhos.

Nesse caso o mais importante é deixar claro, a todos os envolvidos, os ganhos da empresa ao final da implantação. Pense também na perspectiva dos colaboradores, como terão mais tempo, precisarão de menos horas extras, terão mais segurança em seu trabalho e assim por diante.

 transformacao-de-uma-empresa

Barreiras Políticas

Alguém se beneficia do atual cenário! Seja uma determinada função que se torna mais importante, seja a falta de informação que proporciona um ambiente propício a determinados comportamentos. O grande problema da barreira política é que ela não é explícita, declarada, são coisas que ocorrem normalmente sem serem percebidas.

Para tratar uma barreira política é importante mapear os impactados pela mudança, identificando se são a favor ou contra o projeto e o nível de poder que cada um possui.

 transformacao-de-uma-empresa

Barreiras motivacionais

É muito difícil fazermos algo quando não estamos motivados. Criamos desculpas e retardamos ao máximo a ação. Para ser um agente de transformação é fundamental motivar a empresa e os colaboradores a mudar.

Eventos explicativos, demonstração de como será a empresa no futuro e a importância da mudança são gatilhos fundamentais para diminuir essa barreira.

transformacao-de-uma-empresa

Barreira de recursos

Significa que a empresa não possui recursos humanos ou financeiros suficiente para chegar até o final dessa mudança. Quando a mudança é inevitável, é necessário tirar esse recurso de algum lugar. Outra avaliação é quanto a empresa irá economizar com o novo cenário, essa economia pode ajudar a custear os recursos no caso de um financiamento por exemplo.

Aqui na ERPFLEX o que vemos em nossos clientes é um ganho de eficiência bastante significativo após a implantação, o que gera, por consequência, uma economia em seus custos operacionais e administrativo.

transformacao-de-uma-empresa

Conclusão

Ninguém disse que a transformação de uma empresa seria fácil, porém, se você quer chegar mais longe e desenvolver diferenciais competitivos relevantes, a capacidade de se reinventar é fundamental para sua empresa. Desenvolver essa cultura deixa a empresa mais dinâmica, mais preparada para o futuro e fará total diferença quando o mercado fica mais difícil.

Se a transformação de uma empresa passa pela implementação de um software de gestão, temos especialistas prontos para te ajudar com esse processo. Já vivenciamos os mais variados cenários e vimos todos os tipos de resistência, por isso, nos sentimos preparados para esse desafio.

Passou pela experiência de transformação de uma empresa? Compartilhe sua experiência ela pode ser muito útil para outros empreendedores.