Como melhorar o seu negócio com um sistema de PDV?

Um dos erros mais graves que um empresário pode cometer é negligenciar a operação do seu negócio. Uma das rotinas mais importantes de qualquer empresa é a parte comercial, responsável pela entrada de recursos e aquisição de novos clientes.

As empresas do comércio varejista têm ainda mais dificuldade com a operação por conta da alta saída de produtos. Isso impacta outros setores, como manter o estoque atualizado, as notas fiscais emitidas e organizadas, notificação dos órgãos fiscais competentes em dia, fluxo de caixa e muito mais.

Quer dicas de como otimizar estas rotinas com automação comercial (e um bom sistema de PDV) e ainda melhorar sua operação, do atendimento a emissão de notas fiscais, passando por formas de melhorar a atração e persuasão na loja? Então continue lendo!

 

Foco no Atendimento

Treine muito bem seus funcionários para conhecer os produtos e serviços comercializados, fazer gestão de crises, ser simpáticos e principalmente a saber operar o sistema de PDV utilizado para efetuar as vendas, para assim evitar filas e vendas mal efetuadas.

Os funcionários são a principal forma de contato dos consumidores com a marca, por isso, atenção redobrada em quem vai falar em nome do seu negócio.

Treine e motive seus funcionários. Quer saber como? Então conheça o Kit Pesquisa de Satisfação de Funcionários.

 

Ponto Físico matador

Sua loja física é um dos fatores decisivos para determinar uma venda. Mesmo quando a empresa possui uma loja online, há diversas pesquisas que apontam que o consumidor pode pesquisar na internet, mas prefere efetuar a compra na loja.

Por isso, esteja atento a alguns pontos decisivos para ter um ponto físico que converte vendas:

  • Localização e se a vizinhança tem fit com seu produto ou serviço;
  • Fachada atrativa, sem obstáculos e com boa iluminação;
  • Atenção também nas vitrines, grandes responsáveis pela atração de pessoas para dentro da loja. Só exponha um produto na vitrine se tiver ele em uma boa quantidade no estoque.
  • Mantenha a entrada da loja livre e busque ser acessível a pessoas com necessidades especiais.
  • Não descuide da limpeza do ambiente.
  • Busque deixar o ambiente da loja confortável, isso passa por temperatura agradável e música ambiente.
  • Decoração interessante, com uma boa exposição para os produtos e que permita as pessoas circularem livremente
  • Boa aparência de produtos e serviços. Por exemplo, evite expor produtos amassados ou com algum defeito, já no caso de serviços, cuide da aparência dos produtos que te ajudam a executar o seu serviço, como escovas e cremes em um salão de beleza.
  • Invista em automação comercial com um sistema de PDV e ganhe eficiência na sua operação.

 

Técnicas para estimular o consumo

De acordo com o estudo “A hora certa de ativar o shopper” da Nielsen, cerca de 70% das decisões de compra são tomadas na frente das gôndolas das lojas. Existem várias técnicas para estimular o consumo em lojas físicas. Veja algumas delas:

  • Expor produtos perto do caixa;
  • Colocar os produtos das principais marcas do mercado na altura dos olhos dos clientes;
  • Ponto de vendas – gôndolas, displays e prateleiras – atraentes.
  • Sistema de PDV com aparelhos compactos e assim permitir a oferta de outros produtos no momento da compra.

 

Investimento em Marketing

Não dependa da sazonalidade dos clientes e busque criar demanda para os produtos ou serviços que você comercializa. Acredite, você não precisa gastar muito para isso. Muitos comércios começam com uma boa presença nas redes sociais (como Facebook e Instagram) e já conseguem bons resultados atraindo clientes para sua loja física.

Quer dicas para investir na comunicação do seu negócio? Então leia o ebook Guia de Comunicação para PMEs!

Caso o seu negócio também conte com uma loja virtual (ou deseje criar o seu e-commerce) se torna imperativo o investimento em marketing.

Quer aprender sobre Facebook, Google e o que são marketplaces? Então o ebook Distribuição digital: Atraia mais clientes para sua loja virtual é leitura obrigatória!

 

Controle de Estoque 

O Controle de Estoque está diretamente ligado à saúde da sua operação comercial e financeira. Excesso de um produto em estoque é perda de dinheiro e falta de um produto pode gerar perda de vendas. Em todo caso, é o fluxo de caixa da sua empresa que vai sofrer.

Um bom sistema de PDV consegue ajudar a alimentar estas informações tão importantes, como movimento de caixa e estoque. Quer ver como isso tudo pode trabalhar junto em prol da sua empresa?

 

Automatize sua operação comercial com um sistema de PDV

Se você controla rotinas e informações fundamentais do seu negócio em livros-caixa ou planilhas, com certeza está perdendo tempo. Seja tempo de um dos sócios ou mesmo um funcionário dedicado para isto, é um recurso crucial da empresa que está sendo desperdiçado.

É muito fácil ganhar eficiência na operação com automação comercial, mas é preciso investir em equipamentos e softwares alinhados com suas necessidades e regra de negócios.

Uma das definições mais conhecidas de automação comercial está disponível até mesmo na Wikipédia. Ela diz que:

Automação comercial é a aplicação de métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais, isso é, mecanizar e agilizar processos manuais, alcançando total eficiência. Isso se deve à facilidade com a qual softwares de automação comercial conseguem coletar e gerar dados, facilitando a análise da operação como um todo.

A tecnologia permitiu o desenvolvimento dos chamados sistema de PDV, ferramentas incríveis de automação comercial, que realizam importantes operações com precisão e interligando dados e processos de diversos setores da empresa.

Mas atenção: um processo de automação comercial com um sistema de PDV só é verdadeiramente eficiente com um bom sistema de gestão empresarial, ou ERP. Além disso, vale observar se este ERP é em nuvem ou local.

É o ERP como retaguarda do processo que, ao sair uma nova venda, além de realizar as operações fiscais (como emissão de notas fiscais), também dá baixa no estoque e atualiza o fluxo de caixa da empresa.

Um ponto de vendas automatizado e informatizado é fundamental para uma boa operação comercial. Percebe como zelar pela qualidade do seu PDV pode ser recompensador?

Nós temos a solução para estes e outras dificuldades que o seu negócio enfrenta. Fale com um de nossos consultores e descubra como o PDVFlex e o ERPFlex podem revolucionar a maneira como a sua empresa funciona.