6 lições da série Narcos para o seu negócio

Hoje dia 02/09/2016 entrará no ar na Netflix, a nova temporada de série Narcos, que faz sucesso no mundo tudo! Não sei vocês, mas eu estou bastante ansioso por essa 2ª temporada! Wagner Moura tem se destacado muito no papel de Pablo Escobar e chegou até a ser indicado esse ano ao Globo de Ouro como melhor ator! Mas o mais legal da série para mim é tentar abstrair um pouco do lado criminoso de Pablo e focar nas práticas de gestão dele… É possível fazer vários paralelos para a realidade do empresário no dia a dia!

 

Você deve estar pensando… mas como você pode fazer isso… ele era um criminoso!! Sim… ele ficou preso, cometeu milhares de ilegalidades, sonegava impostos, matava pessoas, ficou anos fugindo da lei e acabou morto. Mas mesmo sendo para o mal, o negócio que ele criou teve um enorme sucesso e até hoje tem reflexos no mundo em que vivemos. E mais, qualquer negócio para ter esse tipo de escala precisa de bases fundamentais de gestão, logo, alguma coisa ele fez certo… caso contrário o negócio não duraria tanto tempo assim.

 

Para explicar meu ponto de vista, extraí 6 pontos positivos da visão de negócio do Pablo Escobar e tentei colocar de um modo que seja útil para você e para o seu negócio, vamos lá?

 

 

Sempre fique de olho na sua rentabilidade

 

No começo de seus empreendimentos, o negócio de Pablo Escobar envolvia contrabando de bebidas e cigarro. A margem do negócio era boa, mas o risco aumentava cada vez mais, visto que para se lucrar bastante ele teria que aumentar a carga de produtos transportados. Quando Pablo entendeu um pouco sobre o tráfico de drogas ilícitas ele percebeu que com 1 caminhão da droga ele conseguiria gerar o mesmo lucro que 40 caminhões de bebidas e cigarros contrabandeados.

 

Dica para o seu negócio: Sempre fique de olhe em sua margem de contribuição e também se o seu atual modelo de negócio é escalável. Se para aumentar suas receitas significativamente você também precisa aumentar na mesma proporção os seus custos fixos e variáveis, talvez você não tenha um negócio escalável. Se isso acontecer é hora de repensar seus processos, projetos ou até o seu modelo de negócio! Gaste suas energias com negócios que tenham um potencial mais elevado possível de lucratividade.

 

Lembrete: Margem de contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

 

 

2- Conheça o seu mercado

 

O custo de produção do quilo de uma substância alucinógena produzida a partir da folha de Coca na Colômbia na década de 70 era de U$ 1.500. Enquanto era possível, dobrar esse valor vendendo a droga nas ruas da Colômbia, esse mesmo quilo poderia ser vendido nos Estados Unidos por mais de U$ 50.000. Pablo identificou esse mercado muito mais lucrativo e direcionou todos os seus esforços para servir esse novo público.

 

Escobar foi muito esperto… Ele identificou, intencionalmente ou não, que esse novo mercado era um Oceano Azul, muito diferente do mercado colombiano que era literalmente um oceano vermelho!

 

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A partir do momento que ele identificou essa nova oportunidade, ele colocou todos os esforços nessa nova empreitada.

 

Dica para o seu negócio: Olhe além do seu mercado local. Claro que nem sempre é possível encontrar oceanos azuis, mas tente encontrar oceanos menos vermelhos sempre que possível.

 

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3- Seja o mestre da distribuição

 

A chave para o sucesso do Pablo nos Estados Unidos foram as rotas de distribuição que ele criou. Ele foi de alugar aviões e pilotos e comprar linhas aéreas até construir seus próprios aeroportos. Assim, ele passou a controlar rotas na Jamaica e no México.

 

Essas rotas de distribuição iriam se tornar suas maiores fontes de receita pois até os seus competidores pagavam a ele para transportar os seus produtos para fora da Colômbia. Pablo sempre teve claro em sua cabeça qual era o seu core business, e não era a droga em sí, mas sim a distribuição. Se você parar pra pensar a droga é basicamente uma comodittie o ponto de diferenciação e inovação foi a distribuição. Sempre tenha claro em sua mente qual é o seu ponto de diferenciação para os seus concorrentes.

 

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Dica para o seu negócio: Nunca terceirize os aspectos chave do seu negócio. Pablo sabia que a chave do seu negócio era mover um produto do ponto A ao ponto B, logo, era fundamental para a sobrevivência do negócio o controle de todos os aspectos da cadeia de suprimentos e da produção até o consumidor final.

 

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4- Mantenha seu amigos por perto e os seus competidores mais ainda!

 

O cartel de Medellin não era tanto um Cartel, era mais um grupo não tão coeso de mega traficantes, com Pablo Escobar como seu presidente. Pablo fez diversos negócios com os seus competidores e se uniu a eles sob uma visão única de prosperidade e um ódio compartilhado pelo governo Colombiano.

 

Mais tarde, Pablo iria até fazer negócio com o Cartel de Cali, o inimigo jurado do Cartel de Medillin! O Cartel de Cali se tornou um dos maiores clientes de Pablo. Escobar ganhava receitas através do uso de suas rotas de contrabando e tráfico pelo Cartel de Cali, além dos “impostos” que eram cobrados pelo trabalho de Escobar em tentar minar a posição do governo Colombiano que tentava extraditar os traficantes de droga para serem julgados nos Estados Unidos, onde provavelmente não teriam as regalias que tinham na Colômbia.

 

Como disse Marlon Brando em seu mais famoso filme, O poderoso Chefão:

 

” Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais ainda”

 

Dica para o seu negócio: Em uma indústria em crescimento, você e os seus competidores podem, muitas vezes, trabalhar juntos para ganhar espaço no mercado. Como diz o ditado inglês: “Quando a maré sobe, todos os barcos sobem junto”

 

 

5- Não ignore os seus riscos, pelo contrário, conheça-os muito bem!

 

Escobar não estava cego para os riscos que ele estava correndo. Ele planejou o seu caminho com cuidado, se cercou de influenciadores estratégicos quando precisava e estava antenado em todas as movimentações de seus inimigos, sejam eles um cartel rival ou o governo Colombiano. Pablo inclusive planejou a sua própria prisão ao negociar como termos de sua rendição a condição de que ele poderia construir a sua própria prisão e ter os seu próprio pessoal como funcionários dessa “prisão”.

 

Dica para o seu negócio: Entenda os riscos do seu negócio e planeje de forma assertiva. Um planejamento cuidadoso e uma boa habilidade de negociação pode transformar os piores cenários e grandes vitórias.

 

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6- Não perca o foco dos prêmios

 

Escobar cometeu muitos erros também, sejam eles pessoais, morais ou empresariais. Ele sempre sonhou, desde sua infância, em ser presidente da Colômbia e esse sonho, várias vezes, o atrapalhou ficando à frente dos seus objetivos “empresariais”.

 

Ele ficou em campanha política enquanto os seus competidores reduziam a sua participação de mercado. Suas batalhas políticas foram um enorme chamariz para as suas operações de tráfico de drogas, forçando o governo a combatê-lo com mais força e agressividade.
A reputação de Escobar de tratar os seus opositores com prata (suborno) ou chumbo (assassinato) o tornou o principal suspeito quando os políticos Colombianos desapareciam.

 

Dica para o seu negócio: Tocar um negócio já é muito difícil, se você seguir o exemplo de Pablo e mantiver foco em direções opostas, como no caso dele, política e negócios, você estará fadado ao fracasso. Tenha o seu foco em um número muito pequeno de objetivos estratégicos que mais importam para o seu negócio!

 

 

CONCLUSÃO

 

O “Patrão do mal”, não é só um dos mais bem sucedidos criminosos de todos os tempos, mas ele também é um dos maiores empreendedores da história. Ele levou um produto desvalorizado para um novo mercado, estabeleceu controles de produção, gestão de cadeia de suprimentos e acordos de distribuição para se tornar um dos homens mais ricos do mundo. Tudo isso sem ser repentinamente derrubado por seus competidores, pela polícia ou pelo governo.

 

Espero que você tenha conseguido entender um pouco do lado “empresarial” de Pablo Escobar e da série Narcos e que essas dicas tenham sido úteis para o seu negócio!

 

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