[eBook] Segurança da Informação nas empresas

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Além de todos os desafios existentes na gestão de uma empresa, a segurança da informação é um assunto que tem tirado o sono dos empresários. Mais de 65% as empresas brasileiras já tiveram incidentes com segurança da informação. E o pior, a maioria só investe em segurança após ter sido vítima de algum crime digital.

Saiba mais sobre nosso eBook sobre segurança da informação nas empresas, uma parceria com a ClearSale!

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Tire suas dúvidas sobre o Bloco K do Sped Fiscal!

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Em janeiro deste ano, a implementação do Bloco K do Sped Fiscal (Livro de Registros de Controle da Produção e do Estoque da Escrituração Fiscal Digital) passou a ser obrigatória para as indústrias brasileiras, que tiveram que adequar seu controle de estoque, a fim de entregar o documento à Receita Federal.

A nova exigência está voltada, neste primeiro momento, para empresas com faturamento superior a R$ 300 milhões por ano. Contudo, a partir de 2018, a obrigação passa a valer também para indústrias com faturamento anual igual ou acima de R$ 78 milhões. Em 2019, a obrigatoriedade se estenderá às demais indústrias e atacadistas inseridas nas divisões 462 e 469 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas, o CNAE.

O fisco passou a ter um controle mais detalhado sobre as entradas e saídas (compras e vendas) dos contribuintes de ICMS/IPI através do Sped Fiscal, mas restava saber, no caso das empresas industriais, informações sobre o processo produtivo. Com a inclusão do Bloco K no Sped Fiscal, o governo passará a ter acesso a este processo e à movimentação completa de cada item de estoque, possibilitando o cruzamento quantitativo dos saldos apurados eletronicamente pelo Sped com os saldos informados pelas indústrias. As diferenças não justificadas poderão ser consideradas como sonegação fiscal.

Apesar disso, a maioria das empresas não sabem o que efetivamente devem fazer. Por isso, neste post, explicaremos o que é o Bloco K do Sped Fiscal, como funciona, quais são os prazos, e também responderemos as perguntas frequentes. Acompanhe!  Continue lendo “Tire suas dúvidas sobre o Bloco K do Sped Fiscal!”

ERPFlex marca presença na Feira Enacab 2017

O segmento Atacadista e Distribuidor movimenta quase 54% do mercado mercearil brasileiro, além de ser integrante da cadeia de abastecimento e canal indireto da Indústria. Com um impressionante faturamento de R$ 250 milhões em 2016, nada mais justo do que fazer um evento para discutir tendências, boas práticas e fomentar mais negócios.

Por isso, de 7 a 9 de agosto, o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center recebeu a ABAD 2017 São Paulo, evento voltado a Atacadistas e Distribuidores. No encontro, a ERPFlex esteve perto de clientes e parceiros com um stand na Feira que acompanhou o evento.

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NF-e 4.0: o que muda no novo layout?

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A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informou em seu site que, a partir de agosto de 2017, a versão 3.10 da Nota Fiscal Eletrônica será descontinuada e a versão NF-e 4.0 não será desenvolvida. Entretanto, a administração do aplicativo será totalmente transferida para o Sebrae, que já havia estabelecido uma parceria com a SEFAZ, para atender a parcela de contribuintes que ainda utiliza os emissores gratuitos.

A nova versão da NF-e 4.0 teve mudanças de layout, com a inclusão de novos campos e validações. Todos os detalhes dessas alterações estão na Nota Técnica 2016.002 – v 1.20, mas neste post vamos falar sobre as principais mudanças, para que você evite erros na hora do preenchimento. Confira!

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O que é NCM?

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O Brasil possui muitas regras e burocracias para se comercializar produtos. São inúmeros impostos e códigos obrigatórios que deixam a rotina administrativa e financeira de qualquer empresa bastante complexa. Já falamos muito sobre impostos em nosso blog, inclusive, você pode estar perdendo receita da sua empresa por não conhecer como funciona a Substituição Tributária. Agora, e quantos os códigos fundamentais para seus produtos circularem, sejam importações ou exportações? Pois neste artigo vamos falar de um muito importante, o NCM ou “Nomenclatura Comum do Mercosul”. Acompanhe!

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Estoque de segurança: o que é e como fazer?

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Você acredita que sua empresa está fazendo uma boa gestão de estoque, mas nunca ouviu falar de estoque de segurança antes? Então, com certeza, há algo errado no seu negócio. Uma boa gestão de estoque é importantíssima para a saúde da operação de qualquer empresa e o estoque de segurança é fundamental para isso.

Engana-se quem acredita que apenas as empresas varejistas precisam ter atenção quanto ao seu estoque. Por exemplo, indústrias precisam estocar matéria-prima ou há o risco de interrupção da produção. Lojas virtuais precisam estar preparadas para picos de vendas, principalmente em datas especiais. Prestadores de Serviço precisam ter os insumos necessários para à prestação de seus serviços. Atacadistas e Distribuidores então…

Quer garantir o sucesso da sua empresa? Então continue lendo este post e aprenda o que é e como calcular um estoque de segurança para o seu negócio.

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A sua empresa está pronta para a obrigatoriedade do CEST em documentos fiscais?

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A partir do dia 1º de julho de 2017, o Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) se tornará obrigatório em documentos fiscais. Sua ausência impedirá que o contribuinte do ICMS (Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) faça a emissão NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e o SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônico).

Para que os arquivos dos documentos fiscais eletrônicos não sejam rejeitados, você precisará adicionar o código CEST dos produtos. Neste post, você vai entender o que é o CEST e qual é o procedimento para informá-lo. Acompanhe!

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