Como o estoque virtual pode interferir no seu negócio?

 

Embora não seja uma informação muito divulgada, o estoque virtual está inteiramente ligado a fatores como a perda de faturamento, o aumento da insatisfação dos clientes, e por consequência, prejuízos em geral para as empresas. Por isso, saber lidar com esse problema e transformar o prejuízo em lucro se tornou fundamental para gestores, diretores e donos de empresas de diversos tamanhos, principalmente em tempos difíceis como o que estamos enfrentando.

 

Veja, quando uma pessoa realiza uma busca na internet para adquirir algum produto específico e opta pela sua loja, ela não quer suas desculpas para o caso de o produto ficar indisponível mesmo após o pagamento. Ela não quer descontos, outros produtos ou até a devolução do dinheiro, ela quer o que comprou! E, levando em consideração o número de e-commerces disponíveis no mercado, bem como o alto nível de competitividade nos ramos, qualquer ponto de insatisfação é o suficiente para que o comprador nunca mais volte ao seu site, e ainda faça uma propaganda negativa da sua marca, o que, em tempos de Facebook, Twitter e outras mídias sociais, pode ser um verdadeiro desastre.

 

Segundo um estudo realizado pela Neogrid, uma empresa que é especialista em soluções para gestão de abastecimento, a cada R$ 9,6 bilhões em prejuízos para o varejo, que em geral são gerados pela falta de itens que já foram previamente vendidos, R$ 6,7 correspondem ao fator “estoque virtual” e em geral, esse déficit pode ser gerado devido a uma série de fatores como operações inadequadas, falta de acompanhamento e gestão, má fé de algum colaborador ou até inventários equivocados. Exatamente por isso, se tornou fundamental um acompanhamento mais eficiente, ágil e de perto.

 

estoque-virtual

 

O que é estoque virtual?

 

Bem, uma vez entendido que um estoque virtual pode afetar amplamente o resultado final do seu negócio, talvez tenha lhe surgido o questionamento central deste artigo. Afinal, o que é um estoque virtual?

 

Bom, como a própria palavra “estoque” sugere, estoque virtual está ligado ao registro de todos os produtos que uma loja virtual possui para vender. Ou seja, é ele quem permite ao administrador pleno controle das suas vendas, além das suas compras também, uma vez fornecer dados o suficiente para que o administrador realize a reposição de alguns itens, quando necessário.

 

Aliás, uma questão que pode gerar muitos desses problemas é, para o caso de empresas que contam com uma loja física, além da virtual. Mesmo casos como esse estejam deixando de ser a exceção, ainda gera alguns conflitos, isso porque um mesmo produto pode ser vendido duas vezes devido a possíveis confusões.

 

Embora esse controle possa parecer simples, qualquer pequeno erro pode causar inúmeros problemas, como os citados acima. Além disso, qualquer erro cometido, pode obrigar o administrador a realizar inúmeras tarefas de forma manual a fim de encontrar e solucionar erros, e que o tira de atividades mais estratégicas e que geram novas receitas para a empresa.

 

Resumindo em poucas palavras, o estoque virtual tem como únicas funções regular as vendas de um e-commerce e ainda garantir que o produto chegue à mão do seu comprador.

 

estoque-virtual

 

Como fazer do estoque virtual seu aliado?

 

Muito bem, agora que sabemos mais sobre o estoque virtual e seu impacto negativo nos negócios eletrônicos, vamos falar sobre maneiras de fazer dele, seu grande aliado.

 

Conforme falamos, a principal causa dos problemas gerados através do estoque virtual gira em torno da falta de organização, duplicidade de informações ou ainda, da falta de informações em tempo real, isso sem falar da dificuldade em gerenciar os estoques da loja física juntamente à loja virtual. Por isso, a solução para todos esses problemas passa, justamente por aumentar o controle e realizar a integração dos estoques virtuais e físicos.

 

Para que isso seja possível, é necessário um sistema de gestão que contemple tanto a integração dos estoques quanto o controle em si, tanto de estoques quanto dos demais setores da empresa. Em geral, esses sistemas oferecem diversos relatórios que garantem o conhecimento preciso das vendas, do nível do estoque de cada produto e das atividades em geral que formam sua loja.

 

Exatamente por atender praticamente todas as etapas da empresa, em tempo real, o número de erros é diminuído a zero, considerando o caso do preenchimento correto do sistema. O sistema ainda permite aos gestores, criarem planos de ação e a prevenção possíveis problemas como a falta de mercadoria, ou até, a criação de promoções a fim de colocar produtos sem saída em maior evidência. Além disso, se torna possível saber, exatamente, qual etapa foi realizada por quem, já que cada colaborador é munido de um login e senha exclusivo.

 

estoque-virtual

 

Conclusão

 

Em suma, com esse artigo visei mostrar que o estoque virtual pode ser sim seu pior inimigo, mas com o planejamento certo e com as ferramentas certas, ele se torna apenas mais uma etapa do seu empreendimento.

 

Aliás, existe no mercado diversas ferramentas que atuam dentro de tudo que explicamos neste artigo, entretanto, cada uma delas possui suas especificações, vantagens e desvantagens. Por isso, recomendo fortemente que, caso você esteja enfrentando problemas desta ordem na administração da sua loja, que pesquise aquele sistema que melhor se ajusta ao seu modelo de negócio e às suas necessidades.

 

Dentre as opções, entendo que o ERP, que pode ser local ou na nuvem, é o que melhor se ajusta ao quadro aqui citado. Considerando como a maior diferença entre eles o fato de um ser alocado em um único servidor e o outro ser alocado na nuvem, ou seja, podendo ser acessado de qualquer computador ou Smartphone, contanto que exista uma conexão com a internet.

 

Bom, espero que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer suas possíveis dúvidas sobre estoque virtual. Agora, se você tem mais alguma dúvida sobre estoque ou sobre ERP, ou caso queira saber mais sobre sistema de gestão empresarial, Fale com um de nossos especialistas! Ele com certeza vai ajudá-lo a identificar a melhor solução para a necessidade da sua empresa.

 

cta-controle-de-estoque