Sistema ERP Extensível: a chave para o sucesso das operações OmniChannel

A constante mudança, não só de mercado, mas principalmente do perfil dos compradores vem movimentando a maneira de vender. As pessoas estão sempre em busca de melhores opções para realizar suas compras e o negócio que não acompanhar esses desejos, fatalmente, ficará para trás em relação à sua concorrência.

Exatamente por isso, vem surgindo novas ferramentas, tecnologias e modelos de negócios que se adaptem a uma nova, mutacional, realidade.

Neste artigo, mostraremos como um sistema ERP Extensível se encaixa nesse contexto e o que são as, já tão comentadas, operações OmniChanel.

 

o-que-e-erp-extensivel

O que é ERP?

Antes de mais nada, podemos estar falando de ERP (Enterprise Resource Planning) como algo usual mas a sua empresa não utiliza um sistema desses, e talvez, você nunca tenha ouvido falar nisso. Bem, existe uma razão para falarmos dessa maneira do sistema: ele é fundamental para a gestão de qualquer modelo de negócio nos dias de hoje.

Mesmo assim, sabemos que pode não ser culpa sua não contar com um sistema ERP para gerir o seu negócio, então, explicaremos um pouco do ERP para você.

ERP nada mais é que um sistema de gestão empresarial que permite ao empresário gerenciar todas as suas operações automatizando todos os processos, sejam eles produtivos, gerenciais, ou até financeiros. Trata-se da melhor maneira para profissionalizar o seu negócio e lucrar mais.

Isso porque com o sistema, fica mais fácil identificar gargalos, retrabalho e até acompanhar os interesses de cada cliente. O ERP unifica informações como o histórico de compra do cliente, suas reclamações, sugestões e todo tipo de interação, dessa forma, é possível, por exemplo, direcionar determinadas ofertas, para determinados clientes e assim, melhorar o processo de vendas.

Além disso, o ERP ainda possibilita controlar o fluxo de caixa, o estoque, emitir nota fiscal eletrônica, geração de boletos e muito mais.

Vale explicar também que existe o sistema ERP local ou o alocado na nuvem, sendo o segundo, aquele que oferece maior autonomia ao seu negócio, isso porque ele atua inteiramente através da internet, tornando possível a gestão dos negócios mesmo sem estar fisicamente presente na empresa.

 

omnichannel-erp-extensivel

O que são operações OmniChanel?

Outra questão muito tratada atualmente diz respeito às operações OmniChanel, e mais uma vez, usamos um termo bem específico e que merece uma pequena explicação.

Conforme falamos, os costumes dos compradores estão em constante mudança. A maneira como as pessoas pesquisam e procuram por produtos mudou e com isso, surgiu um comportamento novo, onde o on line e o off line se misturam e se complementam.

Veja, a mesma pessoa pode ir a uma loja física para conhecer o produto, experimentar, tocar e assim por diante, mas no final das contas, ele concluirá a compra através da internet, ou seja, a interação feita na loja física não foi ineficiente só porque o cliente não levou o produto naquela mesma hora. Aliás, essa interação cumpriu seu propósito e agora a venda foi realizada efetivamente.

Essas interações entre os canais são as chamadas operações OmniChanel!

É de extrema importância que os negócios entendam esse comportamento e ofereçam essa opção aos seus clientes. Além disso, é preciso criar uma estratégia e um controle, principalmente do estoque, impecável, isso porque não pode haver a possibilidade de vender na loja física algo que já foi vendido na loja virtual. Controlar o estoque é a garantia do sucesso do modelo OmniChannel.

 

erp-extensivel-pode-ajudar

Como um sistema ERP Extensível pode ajudar nesse tipo de operações?

Muito bem, agora, depois de te introduzirmos ao sistema ERP e as operações OmniChanel, chegamos ao ponto crucial deste artigo… entender, efetivamente como um ERPextensivel pode ajudar nessas operações.

Em primeiro lugar, precisamos entender o conceito de extensível dentro de um ERP.

Quando um sistema é contratado, na maioria das vezes, módulos são contratados. Conforme falamos, um ERP atende às mais diversas áreas do seu negócio, entretanto, isso é feito através de módulos que atendam a cada uma dessas áreas, com custos diferentes para cada um deles. Existem sistemas oferecidos que são bastante engessados e, por isso, não permitem alterações com o passar do tempo… você fica preso aos módulos contratados.

Já um modelo extensível, permite que novos módulos possam ser alocados conforme a necessidade dos clientes vão surgindo. Ou seja, se torna possível acompanhar os novos costumes dos clientes, algo que está em constante mutação.

Além disso, um Sistema ERP Extensível, integra todo o controle da loja física à loja virtual viabilizando que todas as informações fiquem à disposição em tempo real. Desta forma, são diminuídas as chances de vendas de produtos que não constem no estoque, se torna possível entender quais as preferências de cada cliente (o que possibilita a criação de campanhas exclusivas e bem direcionadas) e muito mais.

 

escolhendo-erp-extensivel

Como escolher o melhor ERP?

Entendido que existem sistemas engessados e sistemas mais flexíveis e que permitam que novos módulos sejam contratados, muito provavelmente, tenha surgido essa dúvida: como escolher o melhor ERP para o meu negócio?

Bem, em primeiro lugar, faça uma análise aprofundada do seu próprio negócio. Liste suas necessidades, seus pontos fracos e até seus objetivos. Consulte seus colaboradores em todos os setores, são eles que, no dia a dia, percebem de forma mais efetiva, as reais necessidades para cada setor.

A partir daí, se torna possível pesquisar fornecedores. Para isso, procure empresas que permitam a mutação do seu software para atender às suas expectativas. Uma vez selecionados os melhores fornecedores, converse com outros clientes, conheça a reputação da empresa, e por ultimo, avalie o custo benefício.

Outro ponto crucial para essa escolha é procurar saber se são oferecidos treinamentos para utilização da ferramenta. Um sistema ERP possui tantas funcionalidades que receber um treinamento específico é fundamental.

Você ainda tem uma dúvida sobre a escolha de um ERP? Faça o download gratuito do eBook “10 passos para escolher o ERP certo para o SEU negócio”!

10-passos-para-escolher-o-erp-certo-para-o-seu-negocio