5 empresas que estão revolucionando o mercado com o comércio eletrônico

O comércio eletrônico está crescendo, e a concorrência também. Algumas empresas, para sair na frente nesse mercado, usam a inovação a seu favor. Ainda bem que a tecnologia permite que essas transformações sejam cada vez mais revolucionárias, conquistando o principal foco: o consumidor.

Mas, para entrar no âmbito de empresas que conquistaram o sucesso arriscando-se em produtos ou serviços singulares utilizando o comércio eletrônico, não é tarefa fácil. É preciso planejar, propor e analisar as estratégias, procurando um nicho no mercado para fazer diferente dos seus concorrentes.

Para te inspirar e aflorar suas ideais, listamos abaixo 5 empresas que estão revolucionando o mercado com o comércio eletrônico. Confira!

zappos-comercio-eletronico

Zappos: atendimento diferenciado no comércio eletrônico

A Zappos é uma loja de comércio eletrônico americana, que vende calçados, roupas, acessórios, etc. Poderia ser mais uma das milhares dessa categoria espalhadas pela internet, e ter a concorrência como um problema constante, já que o consumidor tem fácil acesso a pesquisa de produtos similares, com qualidades e preços diversos.

Mas a Zappos não tem um atendimento comum. A empresa investiu em algo que desde os primórdios do comércio já era uma preocupação frequente: excelência no atendimento ao cliente.

O lema da Zappos é “entregar felicidade” ao consumidor. Ela aposta em um atendimento diferenciado. Uma das estratégias, por exemplo, é o frete grátis sem um limite mínimo no preço final da compra.

Além disso, os clientes não passam raiva quando o produto não serviu ou quando optam pela troca. Na Zappos, a devolução é facilitada. É verdade que, conforme a legislação, o cliente que desistiu de uma compra realizada pela internet pode devolver o produto gratuitamente. Mas, diferentemente do praticado pela maioria das lojas com o prazo de 7 dias, a Zappos fornece 365 dias para essa devolução (claro que com o produto em perfeitas condições).

Seja honesto e pense como um cliente. Entre tantas lojas, com esse atendimento, a Zappo já teria muitos pontos acima dos demais na hora da compra, não é mesmo?

 

netflix-comercio-eletronico

Adeus, locadoras. Bem-vindo, Netflix!

Todo mundo já conhece o maior serviço de streaming de filmes e séries do mundo: o Netflix.  Sabemos que as locadoras já são incomuns há muito tempo. Mas, quem poderia imaginar que seria tão fácil (e barato), assistir filmes, séries e shows quando e onde quiser? Há alguns anos, isso seria impossível, mas o Netflix chegou para mudar todas as perspectivas.

Seja pelo notebook, smartphones, tablets ou outros dispositivos móveis, o player do Netflix possibilita alterar áudio, legenda e controle de qualidade do vídeo. Sem contar a velocidade, que não sobrecarrega os aparelhos (um problema constante em sites ou outras ferramentas que dispõem de serviços similares.).

Outra coisa que chama a atenção, é a facilidade para assinar o serviço. O usuário precisa apenas escolher o pacote que deseja e pagar um valor mensal. E o melhor: não precisa ser assinante de nenhuma operadora. Isso tudo mostra como a empresa foi inovadora para oferecer cada vez mais valor em sua oferta ao cliente.

 

spotify-comercio-eletronico

Para os apaixonados por música: Spotify

O Spotify é um serviço de música digital que dá acesso a milhões de músicas, podcasts e vídeos. Para começar, a principal vantagem que atrai muitos usuários, é que o serviço tem uma versão gratuita.

Além disso, o Spotify tem um acervo diverso (que não necessita de download) de infinitos nomes da música nacional e internacional. Uma funcionalidade interessante também, são as playlists temáticas, criadas pelo próprio serviço.

Para quem quer ter uma experiência de uso melhor ainda, existem os planos pagos, que possibilitam ouvir as músicas de modo offline, não tem propagandas, entre outras funcionalidades incríveis.

 

kindle-comercio-eletronico

O Netflix dos livros: Kindle Unlimited

Conhecido como o Netflix dos livros, o Kindle é o leitor de livros digitais da Amazon, considerada um dos principais nomes do e-commerce mundial. O serviço oferece acesso ilimitado a um catálogo de milhares de eBooks e audiobooks, que podem ser lidos ou ouvidos em smathphones, tablets e computadores com o aplicativo gratuito do Kindle.

Funciona assim: o usuário pode utilizar o serviço por 30 dias. Depois desse período, caso opte por continuar, ele poderá fazer a assinatura e ler quantos livros quiser.

O diferencial nesse serviço, se deve a uma estrutura extremamente bem elaborada e implementada, além do gerenciamento dos ebooks. Por exemplo: você pode comprar um eBook, e pode baixá-lo no seu Kindle imediatamente.

Outro ponto importante que alavancou o sucesso do Kindle, foram os preços dos produtos, bem mais baixos que os dos seus concorrentes.

 

smarfit-comercio-eletronico

Smart Fit: a academia inteligente (e revolucionária)

A Smart Fit é uma rede de academias criada no Brasil. Para se ter uma noção da proporção do seu sucesso, hoje ela é a maior rede de academias da América Latina.

Além do preço ser um dos maiores motivos do seu êxito, a inserção da marca no comércio digital também a ajudou a  se diferenciar e a conquistar mais clientes. A Smart Fit vende assinatura de planos pela internet, algo não muito praticado por outras academias do mercado, principalmente na época em que a empresa implementou esse tipo de serviço.

O serviço funciona da seguinte maneira: existem planos mais simples, que o usuário tem direito a frequentar a academia, sem algumas regalias oferecidas no plano mais robusto. Há também o plano em que é possível ter acesso a todas as academias da rede, além da vantagem de poder levar um acompanhante algumas vezes por mês. Ótimo para aqueles que viajam muito. Existe uma série de benefícios que o serviço oferece, mas um dos pontos altos, além do preço e das vendas online, é a estrutura das academias. Dificilmente um consumidor pagará tão pouco para usar uma estrutura do nível que a Smart Fit oferece.

 

Conclusão

O que acabamos de ver foi uma junção de boas ideias, estratégias bem traçadas e o uso inteligente da tecnologia no comércio eletrônico. Mas um dos pontos mais importantes para os excelentes resultados dessas empresas não é facilmente visível e nem foi citado: a organização dos processos e o controle de recursos realizados antes, durante e depois nas suas operações, para que tudo funcione com segurança e eficiência.

 

Gostou deste artigo? Então cadastre seu email e seja o primeiro a receber gratuitamente atualizações, artigos e dicas imperdíveis para seu negócio.

Assista ao nosso Webinar “E-commerce: ampliando suas vendas sem limites”! Clique na imagem abaixo:

CTA-assista-webinar-ecommerce