Departamento Financeiro: Controladoria

A dinâmica atual da economia mundial vem obrigando as empresas a se preocuparem em estabelecer um processo de gestão bem desenvolvido e que tenha uma estrutura funcional e eficiente. Nesse contexto, um determinado setor acaba ganhando uma imensa importância dentro do ambiente corporativo: a Controladoria.

Seus profissionais vêm destacando-se cada vez mais nos processos de gestão empresarial, ajudando diretamente na administração, crescimento e consolidação dos negócios de uma empresa. É por meio da Controladoria que todo o planejamento estratégico das atividades da empresa é pensado, resultando em um instrumento poderoso para embasar as tomadas de decisão e os futuros rumos do negócio.

Neste artigo, vamos apresentar melhor a atividade da Controladoria, destacando sua importância dentro das empresas e explicando as características do setor e de seus profissionais. Confira!

 

oque-e-controladoria

O que é o setor de Controladoria? O que ele faz?

A Controladoria é a atividade considerada como um segmento da contabilidade ou da administração. Ela terá a missão de reunir e aperfeiçoar todos os dados contábeis, administrativos, econômicos, financeiros e operacionais da empresa, com o intuito de orientar e esclarecer melhor os gestores em seus processos de tomada de decisão, fornecendo informações eficazes e aumentando a transparência desses processos. Tudo isso com um objetivo final: aprimorar a gerência dos negócios da empresa e torná-los mais consolidados.

A Controladoria é uma área de assessoria e consultoria (staff), e por isso permanece fora da pirâmide hierárquica da organização. Sua participação nos processos da empresa se dá pelo estabelecimento de padrões de controle para todos os setores, seguido de monitoramento e mensuração dos resultados obtidos. O objetivo é fazer isso de modo que aperfeiçoe as operações da empresa, evitando qualquer risco de desperdício, excesso ou roubo. Ou seja, a Controladoria analisa e compara os resultados em relação aos padrões de controle estabelecidos e determina sua relevância, concluindo se algo ali está errado, fora do planejado, ou se pode ser melhorado.

Sua importância dentro da estrutura de uma organização surge da demanda cada vez maior de se pensar estrategicamente e ter uma visão ampla de todos os processos da empresa. É crescente a necessidade se aperfeiçoar e acelerar a ação dos gestores, por meio de informações relevantes que façam a diferença na tomada de decisão. Com isso, a Controladoria acaba se tornando uma forte ferramenta de planejamento e informação em um mercado cada vez mais globalizado, competitivo e transformado pelas novas tecnologias.

 

controller-controladoria

Controller: o profissional de Controladoria

Controlador ou Controller é o nome dado ao profissional que trabalha com Controladoria, e que tem a responsabilidade de reunir e gerir o conjunto de informações econômicas, gerenciais e financeiras da empresa, de maneira que esses dados tenham natureza confiável e que sejam entregues aos gestores em tempo adequado.

Por seu caráter diverso e integrado dentro de todas as operações da empresa, a Controladoria e seus profissionais precisam ter, sobretudo, um caráter multidisciplinar. É necessário que o controller tenha domínio sobre pelo menos oito áreas:

  1. Contabilidade, pois essa será a linguagem utilizada em seus trabalhos;
  2. Economia, pela utilização de conceitos de valor econômico;
  3. Administração, para uso de suas ferramentas, técnicas e procedimentos de gestão;
  4. Estatística, para avaliar condições de risco e incerteza, através da teoria das probabilidades;
  5. Direito, para compreender a Legislação Tributária;
  6. Matemática, para mensuração e cálculo dos valores econômicos e dados da empresa;
  7. Sociologia, entendimento dos conceitos como níveis de responsabilidade, autoridade, poder, etc, no processo de gestão;
  8. Psicologia, para a compreensão do comportamento das pessoas na tomada de decisão.

Além disso, para atuar diretamente no coração de uma empresa, é essencial que a equipe de Controladoria conheça bem o ramo de atividade ali desempenhado, bem como suas características operacionais, seus objetivos, metas e particularidades, para que possa contribuir melhor com a identificação de problemas e a tomada de decisão dos gestores. Mais especificamente, o setor como um todo tem a responsabilidade de:

  • Monitorar a contabilidade fiscal;
  • Gerenciar a tesouraria;
  • Elaborar relatórios para tomada de decisões.
  • Estimar custos, orçamentos e previsões de negócios;
  • Acompanhar o departamento financeiro e atividades como fluxo de caixa;
  • Organizar o planejamento tributário;
  • Participar da elaboração de orçamentos (Budget);
  • Participar do planejamento estratégico da empresa.

É muito importante que esse profissional tenha o costume de atualizar seus conhecimentos frequentemente, pois trata-se de uma área em constante evolução, que vem melhorando cada vez mais seus conceitos e práticas com o passar do tempo.

Também é indispensável o domínio do inglês, língua onde se concentra grande parte do conhecimento desenvolvido na área, além de conhecimentos em sistemas de gestão integrada, prática em informática para desenvolvimento de relatórios, e sobretudo, disposição para o desafio de desempenhar uma função de tão grande importância para a empresa.

 

terceirizar-controladoria

Terceirizar ou manter uma equipe de Controladoria própria?

Uma possibilidade é utilizar os serviços de empresas de consultoria especializadas em Controladoria e Planejamento. Para negócios menores, que ainda não possuem uma estrutura organizacional muito grande. Estas empresas geralmente contam com profissionais experientes e aptos para colocar em prática os seus conhecimentos no atendimento de clientes, prestando o serviço sob a forma de consultoria.

Se a opção escolhida for contratar profissionais externos, é importante que a empresa entenda quais os serviços prestados e qual será envolvimento que os consultores terão com os processos internos da empresa. Além disto, é fundamental que a empresa dedique um responsável interno para fazer a observação e mensuração dos resultados obtidos, para acompanhar o quanto a consultoria está contribuindo para a melhoria dos negócios.

Uma estratégia que também pode ser efetiva para empresas que ainda não possuem um departamento completo de Controladoria, é mesclar consultores especializados com profissionais internos promovidos de outros setores. Com isso, a empresa pode aproveitar a velocidade de implementação e experiência fornecidas pelas consultorias externas, ao mesmo tempo em que vai estruturando aos poucos sua área interna de Controladoria. Ao incorporar o conhecimento fornecido pelas consultorias, a empresa capacita seus colaboradores e dá condições para que os processos de gestão implantados continuem vigentes.

 

sucesso-empresa-controladoria

A importância do setor de Controladoria no sucesso de uma empresa

Sabendo que a informação e os processos de gestão são fatores indispensáveis não só para a manutenção, mas também para o crescimento da empresa, fica mais do que óbvio a importância de ter serviços de Controladoria dentro da empresa. As empresas precisam de profissionais preparados para apoiar o processo de tomada de decisão, analisando informações, interpretando situações, e conhecendo os dados e métricas de todo o negócio – desde o setor operacional até a alta administração – para que a empresa tenha controle sobre seus processos e obtenha assim, um crescimento contínuo. Tais funções e todos os seus aspectos fazem parte da rotina dos controllers e de todo o setor de Controladoria, e destacam cada vez a importância dessa área dentro de uma organização.

Esse artigo foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos!

Se você gostou deste post, fique de olho nas nossas dicas e aguarde o terceiro artigo da série!

Leia também Departamento Financeiro: saiba o que é e quais as melhores práticas para o sucesso do seu negócio!

Assine nossa newsletter e receba artigos sobre Gestão Financeira em primeira mão!

checklist-melhore-sua-gestao-de-servicos-em-15-passos