Como os cursos in company podem salvar a contabilidade da sua empresa?

Se você tem convivido com problemas de natureza técnica no setor contábil da sua empresa ou se acredita que falta à sua equipe um pouco mais de embasamento para lidar com certos temas, saiba que existem soluções muito fáceis e com excelente custo-benefício para tratar desse tipo de problema. É o caso dos cursos in company, modalidade na qual uma prestadora de serviços educacionais vai até a sua empresa e oferece aos seus funcionários a preparação necessária para que possam trabalhar determinada demanda da organização.

Parece interessante? Então, continue a leitura para saber mais sobre o assunto e conhecer as principais vantagens dos cursos in company em contabilidade!

 

A lógica dos cursos in company

Existe um motivo para que esse recurso seja viável: quando você contrata especialistas para ir até a sua empresa e orientar a sua equipe, na prática, está invertendo a lógica, ou seja, em vez de o profissional ter que ir atrás de soluções para fazer o que a empresa precisa, muitas vezes sem saber ao certo o resultado que terá, é ela que investe no seu colaborador para que ele adquira os conhecimentos tidos como ideais para os interesses da companhia.

Isso significa que, lidando com uma prestadora de serviços especializada, você pode dar a toda sua equipe a orientação necessária para que ela consiga aumentar a produtividade e diminuir a incidência de erros.

Pense nisso como uma maneira de desenvolver as habilidades e competências de seu colaborador em função daquilo que, de fato, é importante para a empresa. No caso da contabilidade, isso permite uma atuação mais estratégica por parte dos profissionais da área, por dar a eles as ferramentas necessárias para que executem ações sempre com foco nos objetivos da organização.

 

Quem oferece cursos in company

Para que esse ensino seja realmente efetivo, é preciso que seja oferecido por profissionais qualificados, capazes de dar a orientação necessária para a equipe pensando não somente na questão técnica, mas também nos interesses da empresa, afinal de contas, é em função de seus objetivos que essa qualificação precisa acontecer.

A real efetividade de um curso in company depende, fundamentalmente, dos interesses estratégicos da organização. Nesse caso, quando nos referimos à contabilidade, é preciso considerar a necessidade cada vez maior das empresas de fazer dela um importante aliado no processo de tomada de decisão pelos gestores, seja pelo fornecimento de informações precisas, seja pela capacidade do profissional contábil de atuar na consultoria de gestores.

 

Benefícios para o colaborador

Fica fácil entender que, também para o colaborador, esse tipo de solução apresenta suas vantagens. A primeira delas é que, devidamente treinado, ele pode ter maior motivação em função da oportunidade de aprendizado que o próprio empregador oferece. Isso é importante para a sua carreira.

Além de oferecer uma boa remuneração, a empresa que apresenta uma política de benefícios vantajosa tende a se destacar no mercado ao reter seus principais talentos e fazer da valorização deles um importante diferencial.

Outra vantagem a ser destacada: a segurança. Quando um profissional se vê diante de uma dificuldade, normalmente fica sob responsabilidade dele a busca por soluções para o problema, o que nem sempre é tarefa fácil. Com os cursos in company, é possível preencher essa demanda e resolver as questões mais recorrentes da empresa.

 

Cursos in company como estratégia de mercado

Não é simples para uma organização ter que encontrar quadros competentes para lidar com suas necessidades diante da saída de funcionários. Em geral, isso leva tempo e exige muito esforço do RH, fazendo com que os profissionais desse setor fiquem sobrecarregados e acabem tendo uma atuação pouco efetiva. Pior ainda quando a companhia é marcada por uma elevada taxa de turnover.

Os cursos in company podem ser úteis também para lidar com esse problema. Com eles, você desenvolve as habilidades e competências de sua equipe, evitando demissões e maiores gastos. É bom lembrar que os profissionais não chegam “prontos” para atuar e que, tendo uma estratégia própria para gerar capacitação, é possível lidar com questões pontuais agindo diretamente nelas.

Quando uma empresa apresenta problemas como a alta rotatividade de funcionários, cabe a seus gestores encontrar um caminho para reduzir esse índice. Oferecer benefícios como a educação pode ser uma excelente solução!

 

Características de um bom curso in company

O grande diferencial dessa modalidade é que, diferentemente de outras soluções, ela permite unir com mais facilidade a teoria às práticas de rotina da empresa. Para tanto, é necessário que a organização que se propõe a oferecer uma educação corporativa compreenda as especificidades do negócio, bem como suas demandas.

Sendo assim, uma empresa que se destina a trabalhar com o setor de contabilidade precisa, fundamentalmente, demonstrar o devido conhecimento a respeito do tema para oferecer soluções viáveis para os clientes. O mesmo ocorre com o departamento contábil de uma organização, tendo em vista os negócios tocados por esta.

Caberá a essa instituição desenvolver o programa de treinamento de maneira personalizada, observando as necessidades do cliente para ter garantida sua aprovação por ele.

O curso, então, seguirá a programação aprovada pela empresa e terá que ser mensurado, de maneira que, após a sua finalização, seja possível verificar se os objetivos estão sendo alcançados e se os resultados têm sido percebidos já em curto prazo.

 

Como escolher o curso ideal

É preciso ter critérios. Como a oferta costuma ser grande, existe uma quantidade significativa de cursos no mercado, mas nem todos apresentam a qualidade ideal com a especialização necessária.

Vale destacar também a questão da segurança: a parceira poderá passar um período com acesso não somente aos seus colaboradores, mas também às suas dependências (uma vez que a maioria dos cursos in company acontecem em espaços da empresa contratante) tendo como extrair, dessa vivência, informações que você pode não querer compartilhar.

Sendo assim, priorize a experiência, optando por instituições que já tenham uma atuação no mercado, além de uma boa carteira de clientes, que ateste a eficiência dos treinamentos por meio de estratégias bem desenvolvidas e um aperfeiçoamento do gerenciamento de equipes.

Além disso, valorize a possibilidade de contar com soluções mais específicas em relação à natureza do seu negócio. Esse pode ser o caminho ideal para alcançar o sucesso.

 

O que poderá ser feito pela empresa

Os cursos in company visam capacitar o profissional, ou seja, educá-lo do ponto de vista técnico, mas também fazer sua reciclagem ou mudar seu comportamento, caso seja necessário.

Com o treinamento profissional, é possível dotar o colaborador de características valiosas como proatividade, conhecimentos específicos a respeito de necessidades da companhia e melhor relacionamento interpessoal.

Com um curso criado especificamente para atender às necessidades da empresa, os colaboradores terão acesso a materiais exclusivos e a orientação altamente qualificada. Temas referentes à área fiscal, trabalhista e financeira e até questões específicas, como o projeto SPED, poderão ser mais bem assimilados e, assim, criar motivos para que a sua equipe contábil tenha uma atuação mais qualificada.

 

Vantagens de oferecer cursos in company em contabilidade

Confira, na sequência, alguns dos principais benefícios que o modelo de ensino in company pode trazer para o seu negócio.

 

Economia de custos

Como os cursos in company, em geral, são realizados por meio de pacotes, eles têm um custo reduzido por participante. Além disso, quando desenvolvidos na própria empresa, permitem zerar gastos com aluguel do espaço para o evento.

Em comparação com outras modalidades de ensino, em que gastos com imóvel, segurança e limpeza estão embutidos no preço final, a solução in company apresenta diferenciais muito interessantes.

Pelo lado do colaborador, também é uma vantagem financeira ter a oferta de cursos in company por parte da empresa, pois evita o gasto com o curso em si e para o deslocamento até a escola física, além da aquisição de material didático ou de apoio. Isso sem falamos na disponibilidade de tempo para participar do curso e outros elementos que podem ser um transtorno na rotina.

 

Acesso facilitado ao conteúdo

Se o ritmo de trabalho é acelerado na sua empresa, então não dá para exigir do profissional que, além de se dedicar às suas atividades diárias, ele também tenha tempo para estudar e se aperfeiçoar profissionalmente, não é?

Sendo assim, com um curso in company, você consegue sintetizar conhecimentos e compartilhar conteúdos, mantendo sua equipe atualizada e qualificada.

 

Integração da equipe com os valores da empresa

Ao trabalhar concentrado apenas em sua atividade de rotina, o funcionário pode desenvolver uma atuação excessivamente burocrática e pouco alinhada com a cultura da empresa, dando a ela um perfil impessoal, no qual o capital humano é pouco valorizado.

Nesse sentido, o curso in company também surge como solução, ao criar meios para gerar maior integração entre as partes.

 

Especificidade

A customização do conteúdo do curso em função da demanda da empresa permite o aprendizado com situações reais vividas no dia a dia do negócio. Dessa forma, diante de uma demanda como a necessidade de se atualizar em relação a uma nova obrigação legal do governo, por exemplo, você pode contar com o conhecimento de especialistas para guiar sua equipe em função dos conhecimentos que ela precisa adquirir.

Assim, os exercícios podem ser elaborados de acordo com o perfil do colaborador, fazendo com que a assimilação dos conceitos seja mais efetiva. Isso faz com que as competências sejam aperfeiçoadas e tende a trazer resultados reais para o negócio.

 

Autonomia

Fica a cargo da empresa definir os locais e horários das atividades a serem realizadas, podendo acontecer dentro ou fora do expediente, permitindo que não interfiram na rotina dos profissionais e não prejudiquem a produtividade da empresa. É possível, assim, ganhar tempo e ter total atenção do profissional.

Como é o especialista quem vai até o espaço da companhia, ela pode reservar o espaço que julgar apropriado para a atividade.

Em resumo, os cursos in company representam uma boa oportunidade para empresas desenvolverem sua equipe e fazerem disso um diferencial. Não deixe de considerar esse tipo de solução e dar aos profissionais da área contábil da sua empresa o devido preparo para terem uma atuação mais estratégica e eficiente.

Os cursos in company em contabilidade podem ajudar você a aperfeiçoar o trabalho de seus colaboradores. Fique por dentro desse e mais assuntos do mundo dos negócios visitando este blog!