Como a sua loja virtual pode se preparar para o Black Friday Brasil?

Como a maioria dos empresários já sabe, o Black Friday Brasil acontecerá na última sexta feira do mês de novembro e aqueles que ainda não se prepararam para o evento devem se apressar.

Antes de mais nada, vale lembrar que nos anos anteriores, a data contou com números expressivos para o comércio em geral. Em geral, o Black Friday vem aumentando seus números com o passar dos anos e, somente em 2015, suas cifras chegaram a superar 1,5 bilhões. Além disso, trata-se de um ótimo momento para movimentar o seu estoque e vender produtos que não estavam com boa saída, ou mesmo, aqueles que, de alguma, impediam a renovação de artigos, como as novidades especialmente escolhidas para o Natal.

Bom, considerando os números apresentados, fica fácil concluir também que o número de pessoas que entrarão em contato com a sua empresa será muito maior, por isso, algumas providências precisam ser tomadas a fim de garantir, não só a boa experiência dos seus compradores, como também o sucesso financeiro da sua loja virtual nessa empreitada.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo onde falaremos sobre alguns pontos cruciais da preparação da sua loja virtual para o Black Friday, assim como da divulgação que deve ser feita e assim por diante. Além disso, no final deste artigo traremos algumas dicas especiais que merecem sua total atenção nesse processo. Vamos lá?

 

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Como preparar as ofertas para o Black Friday Brasil?

Começaremos falando da base do Black Friday, as ofertas! Ou melhor, como devemos nos preparar para ofertar produtos ou serviços de maneira que isso traga, efetivamente, lucros, e não prejuízos. Vale explicar essa questão já que não são poucas as lojas que já atuam no limite dos seus lucros, e por isso, não deveriam fazer loucuras, caso contrário, pagariam para vender.

Por isso, é preciso pensar estrategicamente antes de escolher quais os produtos que entrarão em oferta e qual será a promoção. Para isso, veja quais os produtos com maiores margens de lucro e quais estão parados no seu estoque. Além disso, com uma estratégia bem definida, e dependendo do produto ou serviço, é possível ainda, utilizar alguns produtos mais baratos como uma espécie de “isca” para produtos mais caros.

Boa parte deste planejamento é possível graças aos relatórios oferecidos por softwares de gestão. Um sistema desses oferece dados como relatórios de vendas contando com números que indicam os melhores e os piores produtos presentes em seu leque de opções, além de um controle de estoque completo, informações cruciais para o planejamento das ofertas do Black Friday.

Agora, importante mesmo, é contar com ofertas reais!

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Quando o Black Friday chegou ao Brasil, era comum alguns empresários aumentarem os valores dos seus produtos com um ou dois meses de antecedência ao evento para, na verdade, com as promoções do dia, vender o produto sem desconto algum. Percebendo essa ação dos comerciantes, os consumidores passaram a planejar e monitorar suas compras previamente. Com isso, lojas que ofereciam esses falsos descontos passaram a, não só perder suas vendas, como ainda sujar suas reputações de forma praticamente irreversível.

Portanto, dê descontos reais, ofereça ofertas realmente valiosas para seus clientes e o sucesso será garantido.

 

 

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Como divulgar a participação do seu negócio no Black Friday?

Tão importante quanto criar a oferta certa é se fazer visto. Se a sua loja virtual possui uma ótima promoção, mas ninguém sabe disso, ela simplesmente não irá vender.

As lojas virtuais já possuem um mailing próprio, tanto de pessoas que já compraram seus produtos, como de pessoas que chegaram a se cadastrar em seu e-commerce, mas, por algum motivo, não fechou seu carrinho de compras. Comece sua divulgação exatamente por essas pessoas através de um e-mail marketing que informe a participação da sua loja no Black Friday. Procure usar uma frase chamativa no assunto e boas imagens no conteúdo do e-mail. Fuja do óbvio e cative sua audiência.

Outra ação que ajuda bastante na divulgação é colocar banners no seu e-commerce lembrando, sempre que possível, a proximidade do evento bem como a participação do seu negócio. Existem ainda templates gratuitos disponíveis na internet que podem oferecer um ótimo visual para o seu e-commerce.

Outro modelo, que por sinal se mostra extremamente eficiente, são as redes sociais. Não só avise seus clientes com antecedência, como mantenha-se em contato durante o próprio Black Friday criando um senso de urgência como “está acabando”, “últimas horas”, “últimas peças” e assim por diante.

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Dicas especiais!

Bem, agora que falamos em ofertas e divulgações, passaremos algumas dicas especiais que farão toda a diferença no seu Black Friday Brasil. Veja:

Estoque

O primeiro passo a ser dado com relação ao estoque é a criação de um inventário a fim de entender quais produtos devem, ou não, ser repostos no estoque.

Mantenha o controle do seu estoque e o prepare para a demanda que está por vir. Certifique-se de não vender produtos que não estejam à disposição, reponha os produtos ofertados para que seja possível atender à procura na maior parte do dia.

Prepare a equipe

Treine a sua equipe para atender uma clientela infinitamente maior em um único dia. Neste ponto, não estão inclusos apenas os vendedores. Estoque, logística, pacote, financeiro e praticamente todos os setores da empresa precisam estar afinados e atuar com uma agilidade maior que o habitual.

Parte deste treinamento é, exatamente, evitar vendas de produtos inexistentes, produtos entregues quebrados ou fora do prazo e etc. Com a sua equipe bem treinada, diminuem as chances de ver o seu negócio no “reclame aqui”.

Logística

Ponto de corte, não só durante a Black Friday, a logística merece atenção mais que especial, isso porque ela é a responsável pela integridade dos produtos vendidos e pelo cumprimento dos prazos previamente acordados.

Durante a Black Friday, os prazos devem se manter os mesmos dos outros dias do ano, por isso, integre a logística a todo o processo para evitar atrasos. Existe ainda a possibilidade de terceirizar o serviço estrategicamente durante esta época.

Integração com sistema de gestão

Por fim, procure integrar todos os setores da sua empresa através de um sistema de gestão, de preferência, alocado na nuvem. Esse tipo de sistema permite que as informações referentes as vendas e à empresa estejam atualizadas em tempo real, possibilitando, por exemplo, um controle do estoque, do fluxo de caixa e até da logística.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado no seu planejamento para o Black Friday Brasil. Caso queira saber mais sobre e-commerce, fale com um dos nossos consultores.

 

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