Tópica

ERP

bate-papo-com-ernesto
Blog, ERP, Gestão

Sistema Integrado: uma ideia que deu certo

A minha história na informática começou pouco depois de ter concluído a graduação em Administração de Empresas, na FGV, em 1965. O curso serviu de base para toda a minha vida profissional, mas também me mostrou que administrar é algo muito subjetivo.

Talvez aquele comerciante do Bom Retiro, que mal tinha completado o curso primário, tivesse mais capacidade para administrar uma empresa do que eu, que estava um pouco angustiado, aflito, aborrecido, afobado, ansioso, apreensivo, agoniado – o que chamamos de “os sete As” do inicio de uma carreira. Não conseguia visualizar muita ciência na arte de administrar. Só via experiência.

Leia Mais

orcamento-para-clientes
Blog, ERP, Finanças, Gestão

O que é e como fazer um orçamento para clientes?

Para adquirir um serviço, é comum que antes de mais nada, o consumidor faça uma pesquisa de preços e descubra qual empresa apresenta a melhor relação entre custo e benefício, para depois tomar a decisão de compra. Nesta circunstância, as organizações geram o orçamento para clientes, um documento onde são informados alguns dados, como descrição do serviço, prazo para execução, preço, etc. Este documento garante que o que foi acordado no começo da negociação seja cumprido até o seu término.

 

Neste post, vamos ensinar quais são as melhores práticas para elaborar um orçamento para clientes. Confira!
Leia Mais

bate-papo-com-ernesto
Blog, ERP

Mensagem de início de ano aos Programadores

E chegou ao fim 2016. Parece que não, mas muita coisa mudou. Se lermos as revistas que fazem projeções para 2017 já vemos um resquício de otimismo. Uma luz no fim do túnel. Talvez agora os grandes problemas venham dos países do primeiro mundo, EUA, Inglaterra, Rússia. Enfim, não existe o mundo perfeito.

Leia Mais

principais-obrigacoes-acessorias-do-lucro-real-e-presumido
Blog, ERP, Finanças, Gestão

Principais obrigações acessórias do Lucro Real e Presumido

Independentemente do enquadramento ou da forma de tributação, pessoas jurídicas e equiparadas são obrigadas a cumprir uma série de exigências tributárias. Dentre elas, estão duas importantes obrigações, chamadas de “obrigações principais” e “obrigações acessórias”.

As obrigações principais surgem em decorrência do fato gerador e têm por objeto o pagamento do tributo, como é o caso de Impostos, Contribuições e Taxas. Já as obrigações acessórias representam um dever administrativo com a finalidade de controlar o cumprimento da obrigação tributária de exigência do tributo, oferecendo ao fisco dados para a comprovação do pagamento da obrigação principal.

As obrigações acessórias são instrumentos auxiliares necessários para a apuração, fiscalização e arrecadação de tributos e correspondem aos deveres administrativos. Portanto, o contribuinte pode estar dispensado de uma obrigação principal, mas não da acessória, tendo em conta que as obrigações principais e acessórias são independentes e autônomas entre si.

Neste artigo, vamos dar ênfase às principais obrigações acessórias para empresas enquadradas no Lucro Real e no Lucro Presumido. Acompanhe!

Leia Mais

bate-papo-com-ernesto
Blog, ERP, Gestão

A nova Gestão Empresarial

Basicamente, uma empresa que não tenha pelo menos alguns recursos de TI para atender o cliente e agilizar seus processos, está fatalmente perdendo a competitividade. Essa é a nova Gestão Empresarial: estamos em um tempo de acirrada competição, onde os detalhes fazem muita diferença. 

Leia Mais

erp-extensivel
Blog, E-commerce, ERP

Sistema ERP Extensível: a chave para o sucesso das operações OmniChannel

A constante mudança, não só de mercado, mas principalmente do perfil dos compradores vem movimentando a maneira de vender. As pessoas estão sempre em busca de melhores opções para realizar suas compras e o negócio que não acompanhar esses desejos, fatalmente, ficará para trás em relação à sua concorrência.

Exatamente por isso, vem surgindo novas ferramentas, tecnologias e modelos de negócios que se adaptem a uma nova, mutacional, realidade.

Neste artigo, mostraremos como um sistema ERP Extensível se encaixa nesse contexto e o que são as, já tão comentadas, operações OmniChanel.

  Leia Mais