Tópica

Blog

bate-papo-com-ernesto
Blog, ERP, Gestão

Sistema Integrado: uma ideia que deu certo

A minha história na informática começou pouco depois de ter concluído a graduação em Administração de Empresas, na FGV, em 1965. O curso serviu de base para toda a minha vida profissional, mas também me mostrou que administrar é algo muito subjetivo.

Talvez aquele comerciante do Bom Retiro, que mal tinha completado o curso primário, tivesse mais capacidade para administrar uma empresa do que eu, que estava um pouco angustiado, aflito, aborrecido, afobado, ansioso, apreensivo, agoniado – o que chamamos de “os sete As” do inicio de uma carreira. Não conseguia visualizar muita ciência na arte de administrar. Só via experiência.

Leia Mais

vendas-internas
Blog

Vendas internas: Descubra como crescer de forma sustentável

O conceito de vendas internas surgiu como uma maneira de aumentar o número de vendas das empresas, tornando-as bem mais eficientes, rápidas e com uma redução de custos de quase 90%.

Esse resultado é possível graças a uma mudança no processo de vendas, que nesse caso, visa educar os clientes sobre o produto ou serviço antes mesmo de oferece-lo como uma solução. E é exatamente esse processo que otimiza o tempo dos vendedores e diminui os custos das empresas, sem falar no aumento considerável apresentado no faturamento. Além disso, como o próprio nome sugere, neste caso, os vendedores permanecem dentro da empresa e utilizam a tecnologia como sua maior aliada na comunicação com possíveis clientes.

Leia Mais

o-que-e-cadeia-de-suprimentos
Blog, Finanças, Gestão

O que é cadeia de suprimentos e como ela pode alavancar ou arruinar o seu negócio?

Quando falamos sobre o que é cadeia de suprimentos (Supply Chain, em inglês), estamos nos referindo a uma rede interligada de negócios, que abrange desde o armazenamento da matéria-prima até o produto final no ponto de consumo.

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos resulta no aumento da satisfação dos seus clientes. Isso porque o produto chega até o consumidor dentro do prazo, na quantidade certa e da maneira como ele espera, sem frustrar suas expectativas.

Nesse artigo, vamos falar detalhadamente sobre o que é cadeia de suprimentos e como ela pode alavancar ou arruinar o seu negócio. Acompanhe!

 

Leia Mais

O-que-faz-um-gerente-financeiro
Blog

O que faz um Gerente Financeiro na prática e qual é a sua importância?

Saber o que faz um Gerente Financeiro, bem como contar com o trabalho de um profissional desta área, é parte fundamental para o sucesso de empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos. Muito disso se dá por conta das suas funções e a importância de cada uma dessas tarefas para o negócio.

Um gestor financeiro, embora possua o termo “financeiro” no nome, atua de forma muito mais aprofundada do que simplesmente cuidar do dinheiro da empresa.

Leia Mais

bate-papo-com-ernesto
Blog, Finanças, Gestão

8 Pilares da Gestão Empresarial

Surgiram no mercado várias correntes sobre a Gestão de Performance, cada uma medindo o desempenho do negócio de uma forma diferente e, normalmente, baseada apenas nos aspectos financeiros. Coube aos cientistas Robert S. Kaplan e David P. Norton escreverem uma coleção de livros (um dos quais denominado “Mapas Estratégicos”) e introduzirem um novo conceito, o Balanced Scorecard (BSC), hoje globalmente reconhecido. O BSC tornou-se padrão mundial e levou os executivos a agir de forma homogênea. O conceito ajuda também o benchmarking, permitindo que a comparação entre empresas seja feita com critérios semelhantes.

Estudando o BSC definido por Kaplan e Norton, são 4 as perspectivas que precisam ser bem cuidadas em uma empresa: Pessoal, Processo Interno, Clientes e Financeiro. Cada uma com seus objetivos, metas e indicadores.

Mas seriam somente essas perspectivas? E o produto? E o suprimento? E os tributos? E, principalmente, os controles?

Por isso, vamos analisar não somente os 4, mas os 8 pilares de uma boa Gestão Empresarial.
 
Leia Mais

como-calcular-a-margem-de-lucro
Blog

Como calcular a margem de lucro de um produto de forma correta?

Saber como calcular a margem de lucro de um produto é uma das, se não a mais, importante das tarefas dos empreendedores e gestores em geral. Não importa qual tamanho do empreendimento ou mesmo seu segmento, o que realmente importa é que para que seja possível se tornar uma empresa competitiva, lucrativa, ou até mesmo para que seja possível um crescimento sustentável, é preciso saber precificar os produtos ou serviços.

Leia Mais