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Os 3 grandes motivos pelos quais sua empresa deve investir em automação de marketing

Não importa qual seja o porte ou o ramo de atuação do seu negócio; ele certamente atua em um mercado altamente competitivo, conectado à internet e composto por consumidores informados, exigentes e que esperam das empresas um relacionamento ágil e totalmente personalizado.

Os empresários que logo compreenderam o poder da tecnologia da informação e da internet na vida das pessoas começaram a construir sua presença digital há um bom tempo. Eles também passaram a acompanhar, ano após ano, os novos recursos que surgiam para ampliar a visibilidade da marca e estreitar o laço com os clientes na web.

Quanto mais consistente é essa presença online, mais o público-alvo é atraído para os canais da empresa, mais clientes demandam um relacionamento próximo com a marca e muito maior o é número de Leads gerados.

O desafio das organizações mais maduras em Marketing Digital é, portanto, conseguir gerir todo esse público, de modo a extrair dele o melhor para os resultados da empresa: a fidelização de clientes atuais e a conversão de vendas dos clientes em potencial.

E o caminho mais eficiente para fazer essa gestão bem-sucedida e em escala é automatizando tarefas e processos que permitam manter constante e personalizado o relacionamento com o público, independentemente da fase do funil de vendas em que ele está.

A automação de marketing garante às empresas o ganho de produtividade, o estreitamento nos laços com os clientes e o consequente fortalecimento da marca no mercado. É ainda um assunto novo no Brasil e, por isso, quem se destaca nele se diferencia dos concorrentes.

Reunimos neste artigo os três grandes motivos pelos quais sua empresa deve investir em automação de marketing. Confira!

 

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1. Aumentar vendas e receita

Como comentamos acima, a automação de marketing permite que as empresas atuem de maneira estratégica em todas as fases do funil de vendas.

Isso quer dizer que é possível traçar ações específicas e personalizadas para cada público, de acordo com o perfil deles, a fase do funil em que se encontram e as informações que demandam à empresa para que, finalmente, possam tomar a decisão de compra.

Naturalmente, toda essa otimização de processos leva ao aumento das vendas e da lucratividade da organização.

 

Automação para nutrir Leads frios

As ações de Marketing Digital resultam na atração de consumidores em diferentes fases da compra. Há aqueles que já estão devidamente informados e decididos sobre os produtos e marcas que querem consumir (os Leads quentes) e aqueles que ainda não possuem informações, orçamento ou desejo suficientes para realizarem a compra (os Leads frios).

São Leads que não vão adquirir agora, mas podem vir a realizar a compra logo. A automação permite, sem grandes esforços, educar esse público e estar próximo dele, para nutri-lo de informações que façam diferença no momento da decisão de compra.

Automação para direcionar processo de compras

A automação de marketing permite identificar o estágio de compra e o comportamento de consumo do público para, então, oferecer a ele o conteúdo adequado que o direcionará ao próximo estágio da decisão.

O funil de vendas funciona como uma engrenagem em constante movimento quando há processos e tarefas automatizados: usuários que se tornam prospects, prospects que se tornam consumidores, consumidores que se tornam clientes fiéis.

 

Automação para qualificar clientes

Quanto melhor informado o cliente em potencial, maior a tendência de ele se convencer a investir mais e optar pelo produto de melhor qualidade.

Leads mais preparados e bem educados pelas empresas possuem ticket médio maior que os outros. Portanto, as organizações que possuem processos automatizados para fornecer conteúdo de qualidade, que prepare a venda, possuem mais chances de efetivar compras de alto valor.

 

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2. Melhorar o relacionamento com clientes

São vários os caminhos criados pela automação de marketing para aumentar e melhorar o processo de vendas. Porém, o esforço de venda em dado momento se torna insuficiente caso não exista uma consistente estratégia traçada para o pós-venda.

A automação de marketing mais uma vez entra em cena. Agora, para melhorar a retenção de clientes e atuar no upgrade do perfil de consumo deles.

 

Leads bem informados ficam mais satisfeitos com o produto

Pessoas que possuem mais conhecimento a respeito de um produto ou serviço já sabem o que esperar ao adquiri-lo. Ou seja, quanto melhor informado o consumidor, mais sucesso ele terá com a compra que realizou, pois saberá extrair dela todo o seu potencial.

E todos nós sabemos (porque também agimos assim): cliente satisfeito é mais fiel à marca, compartilha com as pessoas a boa experiência que teve e recomenda a empresa para a sua rede de contatos.

 

Clientes bem tratados realizam novas compras

Cliente satisfeito com o produto é, certamente, a principal preocupação das empresas. Porém, a experiência que o consumidor possui ao entrar em contato com a organização é, muitas vezes, mais impactante na decisão de uma segunda compra do que a qualidade do produto em si.

Então, a automação de marketing ajuda a empresa a ganhar agilidade e personalização na resposta às manifestações dos clientes em qualquer ponto de contato (no formulário no site, nas mídias sociais, chat, email etc) e assunto abordado.

Quando satisfeitos com o produto e bem tratados pela empresa, os clientes ficam muito mais aptos a aumentar o ticket gasto com a organização, clicar nas campanhas de Email Marketing disparadas e participar de programas de pontos e clubes de benefícios, que também são automatizados.

 

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3. Diminuir custos de aquisição

Além de aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com o público-alvo, a automação de marketing tem papel essencial na redução do valor investido pela empresa para conquistar cada novo cliente.

Essa diminuição no custo por aquisição se dá por diversos motivos, que podem ser resumidos em dois principais:

Vendedores não precisam convencer Leads mais preparados

Quando a automação de marketing atua na nutrição e qualificação dos Leads, o esforço de convencimento dos vendedores é muito menor, pois o consumidor em potencial já foi educado pela empresa.

Portanto, a área comercial precisa de menos horas úteis de contato com cada cliente para conseguir efetivar a venda. Cresce a produtividade!

Vendedores ficam focados em melhorar a venda

Já que a força comercial precisa de menos tempo para efetivar a venda, o foco dos colaboradores se volta para o upgrade do cliente e para a realização de uma venda mais consultiva, que traga melhores resultados para a empresa. Cresce a lucratividade!

Um bom trabalho de automação de marketing trará, como resultado certo, o aumento nas vendas, a melhora no relacionamento com clientes e a diminuição dos custos de aquisição deles.

Para se chegar a esse cenário tão positivo — em que parte do processo de vendas e relacionamento é automatizado e parametrizado para gerar a melhor experiência possível ao público —, é preciso um trabalho prévio de planejamento muito afinado entre a alta gestão, os departamentos de Marketing e TI da empresa e uma consultoria especializada.

Sugerimos que você estude o assunto a fundo e saia na frente de seus concorrentes. Para saber mais, leia o eBook Automação de Marketing, e entenda quais são os primeiros passos, os desafios e ações necessárias para tirar o melhor proveito dessa estratégia de Marketing Digital.

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